5 itens essenciais que garantem o desempenho de sua ferramenta pneumática

5 itens essenciais que garantem o desempenho de sua ferramenta pneumática

Seja para a indústria, mecânicas ou para atividades caseiras, o uso de ferramenta pneumática é muito eficiente. No entanto, seu potencial só pode ser inteiramente aproveitado quando está em perfeitas condições. Será que você sabe o que precisa fazer regularmente?

Com ação simplificada, esse tipo de ferramenta usa o ar comprimido como meio de funcionamento. O ar é produzido por um compressor, e então, transformado em energia. E para que esse processo esteja funcionando corretamente, é preciso a ferramenta receba os cuidados adequados. Se você não sabe direito o que isso significa, confira nossas dicas a seguir!

  1. Siga as instruções de fábrica: Tudo bem se você tem muita experiência e que saiba exatamente como lidar com a ferramenta pneumática. A questão é que nem sempre o funcionamento de uma é igual ao da outra. Por isso, para garantir a qualidade de execução do trabalho, é imprescindível respeitar o manual de instruções. Mesmo que você tenha algum macete, por exemplo, será uma garantia a mais de prevenção contra falhas, já que o material é produzido pensando em adversidades.
  2. Use sempre peças originais: Essa é uma dica que vale para outras áreas e aparelhos. Não se deixe levar por substituições de peças alternativas. Ainda que seja mais barato, a verdade é que uma troca como essa vai sair mais caro a longo prazo. Uma ferramenta de qualidade é planejada para funcionar com peças igualmente bem produzidas. Quando você não sabe a procedência do que vai usar para a reposição, a chance de estragar outros componentes é grande.
  3. Fique atento à voltagem: Parece até besteira incluir esse tópico, no entanto, a verdade é que às vezes itens tão simples passam batido. Por isso, antes de utilizar, preste atenção à voltagem do equipamento. Certifique-se que está na opção de acordo com a sua energia. Mesmo que você tenha certeza que se trata de um aparelho bivolt, não custa confirmar. E nada de achar que tudo bem utilizar em voltagem diferente. Pode não queimar na hora, mas com certeza vai enfraquecer as peças internamente.
  4. Realize manutenções preventivas: Mesmo que sua ferramenta não aparente problemas, é importante fazer manutenções visando a prevenção. Realizar lubrificações, por exemplo, vai garantir o melhor funcionamento interno. Esse cuidado vai aumentar a durabilidade e ainda otimizar o funcionamento do equipamento. Quando há desgastes do qual você não tem conhecimento, se trata de uma oportunidade de evitar que estrague antes da hora.
  5. Armazene as ferramentas pneumáticas corretamente: A umidade, assim como temperaturas muito altas ou baixas, podem oxidar componentes internos e externos de uma ferramenta. Por isso, quando não estiverem em uso, as ferramentas devem ser guardadas com o máximo de cuidado. Dessa forma, você vai prevenir avarias que poderiam ser causadas pela ação do tempo.

Para encerrar, vale dizer que a ferramenta pneumática deve ser utilizada sempre com seus devidos acessórios. Não dispense luvas, máscaras ou outros artigos que sejam importantes para sua segurança. E se você quer saber mais sobre como usar seus equipamentos, assine nossa newsletter! Você terá acesso ao melhor conteúdo do ramo!

2020-01-22T09:44:08-03:0025 de setembro de 2019|Compressores, Ferramentas Pneumáticas|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo