Como a automação pneumática pode tornar sua empresa mais competitiva no mercado industrial

Como a automação pneumática pode tornar sua empresa mais competitiva no mercado industrial

Com a alta competitividade no mercado industrial, a automação pneumática pode ser um grande diferencial para o seu negócio ganhar destaque. Isso é possível porque os sistemas com base em ar comprimido apresentam vantagens em relação a outras tecnologias.

Neste artigo, você vai entender como que é possível tirar o máximo de proveito da automação pneumática para tornar sua empresa cada vez mais competitiva no mercado industrial e aumentar os ganhos em produtividade.

Quais as vantagens e desvantagens da automação pneumática?

Com o uso do ar comprimido, é possível atingir uma grande variedade de aplicações, desde a indústria automotiva até a construção civil. Com ela, é possível garantir muitos ganhos. Mas também há desvantagens com as quais é necessário saber gerenciar. Considere algumas delas!

Vantagens

  • Os itens do sistema de automação pneumática são resistentes e tolerantes a ambientes bastantes hostis, com poeira, corrosivos, em temperaturas extremas e variáveis, em locais submersos, entre outros, ideais para oficinas, indústrias e montadoras;
  • Os sistemas pneumáticos são seguros, com velocidades moderada e não necessitam de operador técnico ativo. Além disso, facilitam o cotidiano dos colaboradores que podem contar com ar comprimido em todas as áreas de uma empresa;
  • Apresentam custos operacionais reduzidos, uma vez que a automação permite aumentar a produtividade e reduzir a quantidade da força de trabalho. Além disso, são equipamentos duráveis, com peças reposição acessíveis.

Desvantagens

  • Uma vez que o ar é altamente compressível, pode ser difícil atingir velocidades uniformes e paradas intermediárias;
  • Velocidades mais baixas são mais difíceis de obter, dada as propriedades físicas do ar comprimido;
  • O sistema exige calibragem e manutenção com mais frequência se comparado com um sistema elétrico.

Como garantir a competitividade?

Assim, para garantir a vantagem competitiva é preciso pensar desde o projeto. Seu principal objetivo deve ser trabalhar em cima de tarefas repetitivas em etapas do processo de produção, alocando o funcionário em atividades mais estratégicas.

Em operações em que é preciso atingir velocidades mais baixas, é possível adotar sistemas mistos (hidráulico com pneumático, por exemplo).

É preciso levar em conta que a automação pneumática pode ter um impacto significativo no negócio. Por exemplo, o sistema de ar pode tornar a operação mais ágil dando velocidade na produção ou na montagem do produto final.

A automação pneumática vai garantir ao seu negócio a confiabilidade, e a segurança que precisa. São características que podem ser decisivas para proporcionar a você maior competitividade no mercado industrial

Que tal receber mais conteúdo na sua caixa de entrada? É fácil e gratuito! Basta se cadastrar em nossa newsletter.

2020-06-02T16:41:33-03:0025 de maio de 2020|Automação Pneumática|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo