Como as ferramentas pneumáticas são aplicadas no setor industrial

Como as ferramentas pneumáticas são aplicadas no setor industrial

As ferramentas pneumáticas trazem muitas vantagens às atividades industriais. Entenda quais são as aplicações e as possibilidades dessa tecnologia nos meios de produção!

As ferramentas pneumáticas no setor industrial podem ser direcionadas para uma grande variedade de aplicações. Elas trazem muitas vantagens, como menor custo, maior confiabilidade do equipamento e mais segurança também.

E quais ferramentas pneumáticas podem ser adotadas e suas principais tarefas? É sobre isso que vamos falar neste post. Continue a leitura e saiba mais!

Que ferramentas pneumáticas são adotadas no setor industrial?

As ferramentas pneumáticas utilizadas no setor industrial dependem bastante do tipo de atividade realizada. No geral, elas podem ser divididas em três grandes grupos:

  • ferramentas de impacto: podemos destacar, a chave de impacto, rebitador e pregador;
  • ferramentas de bico: muito utilizadas em pistolas de pintura e bicos de sopro e jato;
  • ferramentas rotativas: possuem um acionamento rotativo, isto é, são acionadas por um motor giratório. Estas são: lixadeiras e esmerilhadeiras.

Também existem outros tipos de ferramentas pneumáticas, como tesouras e serras. Os três grupos acima, porém, incluem as principais delas. Elas serão adequadas a cada tipo de atividade industrial.

No setor moveleiro, por exemplo, os profissionais poderão utilizar grampeadores, lixadeiras, furadeiras, entre outros. Ferramentas pneumáticas também podem ser usadas em linhas de produção para automatizar tarefas de montagem, embalagem e etiquetagem, por exemplo. Já na indústria automobilística, elas são muito usadas na linha de montagem com pistolas de pintura, chaves de impacto etc.

Quais são as vantagens do uso dessas ferramentas?

Ao adotar ferramentas pneumáticas nas atividades industriais, a empresa alcança muitas vantagens. Entre elas:

  • simplicidade: são ferramentas de construção mais simples do que os modelos elétricos, logo, são práticas de manusear;
  • segurança: são ideais em ambientes mais suscetíveis a explosões, incêndios e em locais mais adversos, inclusive submersos;
  • confiabilidade: aguentam grandes variações de temperatura (extremamente altas ou baixas) e consegue performar por longas horas de trabalho, com toda a segurança e sem perder desempenho;
  • sem sobrecarga: ao contrário dos riscos da sobrecarga de um equipamento elétrico, uma ferramenta pneumática não se danifica com um problema desse gênero. Por outro lado, se a carga for reduzida, ela simplesmente perde em desempenho, mas não tem seus componentes afetados;
  • durabilidade: as ferramentas pneumáticas duram muito mais, chegando a uma vida útil mais longa. Elas são projetadas para garantir uma resistência maior, com o mínimo de desgaste.

Quais tarefas podem ser feitas com elas?

As ferramentas pneumáticas podem facilitar as atividades do setor industrial em diversas tarefas, como cortar, pressionar, apertar parafusos, quebrar, prensar, grampear e montar. Basta escolher a ferramenta certa para a atividade que se deseja aplicar.

As ferramentas pneumáticas no setor industrial já são amplamente utilizadas em diversas atividades e trazem muitas vantagens quando comparadas com modelos elétricos, não só em termos de segurança, mas também em eficiência operacional.

Quer saber mais sobre essas ferramentas? Baixe nosso catálogo e conheça as opções!

2020-12-10T14:54:45-03:009 de novembro de 2020|Ferramentas Pneumáticas|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo