Aplicações do ar comprimido na indústria de óleo e gás

Aplicações do ar comprimido na indústria de óleo e gás

Saiba quais são as principais aplicações do ar comprimido na indústria de óleo e gás e quais os benefícios que ele traz. Confira! 

O ar comprimido é usado como fonte de energia para diversos processos na indústria de óleo e gás. Ele pode ser gerado por compressores elétricos ou a diesel, que reduzem o volume do ar atmosférico e aumentam a sua pressão. Podendo ser armazenado em tanques ou cilindros, ou ser transportado por tubulações.

Algumas de suas aplicações na indústria de óleo e gás são:

  • Geração de nitrogênio: o ar comprimido é usado para separar o nitrogênio do oxigênio, por meio de membranas ou adsorção por oscilação de pressão (PSA). O nitrogênio é usado para inertizar tanques, tubulações e reservatórios, para evitar explosões ou oxidações. O nitrogênio também é usado para aumentar a recuperação de óleo e gás, por meio de injeção nos poços.
  • Operação de processo: ele também é utilizado para acionar válvulas, atuadores, instrumentos e controles que regulam o fluxo, a pressão, a temperatura e a qualidade do óleo e gás. Ele também é utilizado para limpar filtros, purgar linhas e tanques, e deslocar fluidos.
  • Alimentação de drives: o ar comprimido é usado para alimentar ferramentas pneumáticas, como furadeiras, parafusadeiras, lixadeiras, serras e martelos, materiais essenciais na construção e manutenção das instalações de óleo e gás.
  • Calibração de equipamentos de teste: utilizado para calibrar medidores de pressão, termômetros, manômetros e outros equipamentos que são usados para testar a qualidade e a segurança dos sistemas de óleo e gás.

Cuidados necessários com o ar comprimido

O ar comprimido ao ser utilizado na indústria de óleo e gás requer cuidados, visto a periculosidade do ambiente e dos processos. A pureza, a umidade, a temperatura e a lubrificação do ar, devem ser constantemente verificadas para evitar corrosão, contaminação, perda de eficiência e danos aos equipamentos. Para isso, é importante usar filtros, secadores, aquecedores e lubrificadores adequados ao tipo de aplicação.

Além disso, ele também traz benefícios, como:

  • Maior confiabilidade: o ar comprimido é uma fonte de energia estável, que não sofre interrupções ou variações como a eletricidade ou o combustível.
  • Maior segurança: é uma fonte de energia limpa, que não emite poluentes nem provoca faíscas ou chamas, reduzindo os riscos de incêndios ou explosões.
  • Maior versatilidade: o ar comprimido pode ser usado para diversas finalidades, em diferentes ambientes e condições climáticas.
  • Menor custo: é uma fonte de energia barata, que pode ser produzida no local ou alugada conforme a demanda.

Como vimos, o ar comprimido é fundamental para a indústria de óleo e gás, assim como os componentes necessários para que o funcionamento do sistema seja eficiente e seguro. 

Quer saber mais sobre a aplicação do ar comprimido nos diferentes setores da indústria? Acesse nosso blog e confira nossos conteúdos exclusivos!

A Puma Brasil possui as melhores soluções em ferramentas pneumáticas, compressores e tudo para automação pneumática. Acesse nosso site e confira

2023-09-01T09:30:22-03:0010 de agosto de 2023|Compressores|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo