Cilindros pneumáticos: por que eles são uma grande alternativa para sua linha de produção

Cilindros pneumáticos: por que eles são uma grande alternativa para sua linha de produção

O sistema pneumático na indústria traz muitas vantagens para o processo produtivo. Nesse mecanismo, os cilindros pneumáticos são dispositivos essenciais. Entenda como funcionam!

O sistema pneumático na indústria traz muitas vantagens para o processo produtivo. A precisão dos movimentos, baixo custo de manutenção, produtividade e grande flexibilidade do uso são apenas algumas delas. Dentro desse mecanismo, os cilindros pneumáticos, ou pistões pneumáticos, são peças fundamentais. Você sabe como esses componentes funcionam?

Neste artigo, você vai entender que existem diferentes opções, tipos e aplicações para o cilindro pneumático. Quer saber mais? Então, continue a leitura e descubra o potencial dessa tecnologia.

O que são cilindros pneumáticos?

Os cilindros pneumáticos são componentes que convertem o ar comprimido em força ou movimento. Assim, em sistemas de automação pneumática, eles são os responsáveis pela movimentação da máquina.

O dispositivo atua em consonância com diversos outros equipamentos para fazer o sistema funcionar, como válvulas, conexões, filtros, tubos e reservatórios.

Sua estrutura é bastante simples, sendo formado por uma câmara fechada (tubo de alumínio), uma haste e um êmbolo. Essa simplicidade é o suficiente para prover bastante eficiência ao dispositivo e a todo sistema pneumático.

Como funcionam?

Existem diferentes tipos de pistões pneumáticos, e cada um deles vai gerar um tipo específico de função. As versões mais simples são o de simples ação, seu funcionamento é muito simples. Existem basicamente dois tipos, simples ação com mola e sem mola.

Simples ação com mola: pode ser com haste avançado no seu estado de repouso ou com haste recolhida.

Como é acionado?

Através de uma válvula, que por sua vez, só injeta ar comprimido na parte onde não está alojada a mola.

Quando cessa a pressão do ar comprimido a mola faz o trabalho de retornar da haste para seu estado de repouso.

Simples ação sem mola: o que o faz ele retornar para seu estado de repouso são forças externa como peso, caixa ou qualquer objeto que venha forçar a haste para seu estado de partida.

Na prática, quanto maior for o diâmetro do cilindro, maior será sua força.

Os cilindros mais utilizados, porém, são os de dupla ação, que fazem os cilindros se moverem em duas direções, retração e extensão. Nesse caso, o cilindro se move para o lado contrário de onde o ar comprimido é injetado.

Para que isso ocorra, em qualquer modelo de cilindro, vai ser necessário a aplicação de uma válvula. É ela que vai orientar o ar comprimido garantindo o acionamento do cilindro.

Para cada modelo e diâmetro de cilindro, uma válvula especifica e aplicada para seu correto funcionamento.

Os cilindros de ação dupla, existem variações em suas versões, haste passante com ajuste ou sem, haste dupla, ante giro, geminado, etc. Eles funcionam de forma semelhantes ao de ação dupla, mas com vantagens proporcionais a sua aplicação. Todos os modelos mencionados possuem inúmeros acessórios que podem ser utilizados para tirar maior proveito do dispositivo. É sempre necessário, uma ou um conjunto de válvulas orientando a entrada e saída de ar comprimido nos cilindros.

Para que servem?

Os cilindros pneumáticos podem ser utilizados em diferentes tarefas para auxiliar e melhorar os processos na linha de produção e indústria. Torna-se uma alternativa de excelente custo-benefício se comparado a soluções hidráulicas ou elétricas.

Na linha de produção, o dispositivo complementa sistemas de automação que permitem reproduzir tarefas de prender, processar, mover, formar, entre outras ações. De forma geral, um dos usos mais encontrados é o de prender e movimentar peças em posição vertical e horizontal.

Os cilindros pneumáticos compõem sistemas de ar comprimido e trazem muitas vantagens na linha de produção. A escolha do melhor tipo vai depender da aplicabilidade e das necessidades da sua produção.

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2020-09-09T14:33:14-03:0025 de agosto de 2020|Automação Pneumática|

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