Como a automação afeta performance da indústria madeireira

Como a automação afeta performance da indústria madeireira

Sabe como a performance da indústria madeireira pode ser otimizada por meio da automação? Entenda melhor essa relação neste artigo!

A indústria da madeira é um segmento direcionado para operações que processam a madeira para torná-la matéria-prima para diferentes segmentos do mercado, como indústria moveleira, construção civil ou fábricas de papel. A automação de processos pode aumentar consideravelmente a performance da indústria madeireira.

Neste artigo, você vai conhecer alguns dos ganhos que a automação pode gerar nesse setor!

Qual o papel da automação na indústria madeireira?

O uso da automação na indústria madeireira inclui máquinas, softwares e outros tipos de sistemas inteligentes que facilitam a execução das atividades no dia a dia no chão de fábrica.

A tecnologia permite que uma linha de produção inteira possa trabalhar com o mínimo de intervenção humana, proporcionando diversos ganhos para a empresa e para os profissionais. Conheça algumas dessas vantagens.

Quais os ganhos que a automação pode gerar nesse setor?

Assim como ocorre em outras indústrias, a automação no setor madeireiro é responsável por um incremento substancial na performance das atividades. Entenda como.

Maior eficiência operacional

Quando falamos em eficiência operacional queremos nos remeter a um ganho de produtividade, ou seja, mais resultados em um tempo menor. Com isso, ao passo que a carga de trabalho sobre os profissionais é reduzida, a automação garante que as operações ocorram com o menor número de falhas, sem comprometer o fluxo de trabalho.

Melhor custo-benefício

É verdade que a automação envolve certo custo inicial de investimento. Mas o aumento da produção e a redução de falhas geram um bom retorno sobre o investimento realizado.

Afinal, a mão de obra humana é substituída pela máquina em algumas tarefas repetitivas. E os equipamentos podem executar a operação de modo ininterrupto, sem fadiga.

Maior eficiência logística

A automação não é vista somente na linha de produção. Softwares inteligentes da fábrica se integram com dados de clientes, fornecedores e distribuidores a fim de aprimorar a comunicação entre os diferentes agentes da cadeia.

Assim, fica muito mais fácil monitorar informações de estoque, fazer solicitações aos fornecedores conforme a demanda, rastrear entregas, entre muitas outras vantagens para as operações logísticas.

Mais segurança para os trabalhadores

Por meio da automação de processos, as máquinas podem se encarregar de operações repetitivas ou perigosas que poderiam colocar a saúde ou a qualidade de vida do trabalhador em risco. Assim, eles podem ser direcionados para tarefas que exigem um maior senso crítico e que sejam mais seguras.

Mais qualidade no produto final

Peças de madeira e outros produtos ganham um acabamento muito mais preciso e de qualidade, já que se reduzem ao máximo as chances de erros humanos.

Redução do desperdício de madeira e de outras matérias-primas

As falhas nos processos de produção na indústria madeireira facilmente resultam em perdas de materiais. Com a automação, todos os movimentos serão executados com a maior precisão possível, evitando cortes ou perfurações equivocadas que poderiam gerar desperdício de materiais.

A automação de processos, formada por um conjunto de tecnologias, sem dúvida gera muitas vantagens para a linha de produção na indústria madeireira. E sua indústria, já avançou nesse passo importante para aumentar a performance da indústria madeireira?

Quer saber mais como implementar a automação na prática? Então, confira nosso catálogo de automação pneumática e conheça os componentes que devem ser usados nesse sistema.

2023-02-02T10:40:35-03:0016 de dezembro de 2022|Automação Pneumática|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo