Como a automação pneumática pode contribuir para a sustentabilidade

Como a automação pneumática pode contribuir para a sustentabilidade

Saiba como a automação pneumática pode contribuir para diminuir o impacto ambiental na indústria, assim como contribuir para a eficiência energética do setor.

A indústria vem passando por transformações constantes nos últimos anos e muitas delas se devem a tentativa de diminuir o seu impacto no meio ambiente. Sabemos que anos de desenvolvimento tiveram como consequência danos à natureza que podem levar muitos anos para que sejam revertidos, isso se adotarmos práticas que visem preservar biomas e áreas de preservação, assim como reduzir os danos por meio de atitudes como destinação correta de insumos e restos, reciclagem e uso consciente de recursos, investimento em meios sustentáveis de produção, entre outros. 

A tecnologia pode ser uma importante aliada nesse processo e não à toa diversos segmentos da indústria estão investindo em soluções tecnológicas e maquinários modernos para reduzir os custos de produção, diminuir o consumo de energia e demais recursos, assim como tornar os processos mais sustentáveis e enxutos, tanto em recursos e tempo para produção. 

Automação pneumática e eficiência energética

A automação pneumática é amplamente utilizada na indústria automotiva, moveleira, alimentícia, bioquímica, petroquímica, farmacêutica, têxtil, construção civil e diversos outros mercados de atuação. E por suas características ela é uma das soluções que trazem benefícios como sustentabilidade e eficiência energética para a indústria. 

As máquinas que utilizam automação pneumática fazem uso da força do ar comprimido para gerar o movimento necessário para o bom funcionamento dos equipamentos, portanto, não utilizam combustíveis fósseis e que necessitam de combustão, pelo contrário, a sua força é gerada a partir de um elemento abundante e renovável, o ar. Contribuindo para uma maior eficiência energética, visto que muitos equipamentos que precisam aplicar uma grande quantidade de força para executar uma função demanda também de grande quantidade de energia, sem emitir gases nocivos responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento do planeta. 

Já para os equipamentos pneumáticos autônomos, é implantada uma rede de ar comprimido que será responsável por alimentar os equipamentos por meio de um compressor para fazer com que funcionem. A escolha do sistema irá depender da demanda e número de equipamentos utilizados na indústria. E, ainda que o compressor possa ser uma fonte de consumo de energia, se comparado a outros sistemas o seu custo operacional pode ser bastante reduzido. 

Os benefícios da operação

Além disso, a automação pneumática possui outros benefícios que geram redução de custos e consumo de recursos. O custo para a instalação costuma ser relativamente baixo se comparado a outros modelos, facilidade de manutenção e segurança operacional, além da resistência a ambientes hostis e alta confiabilidade, são outros fatores que tornam a automação pneumática uma escolha muito mais sustentável se comparado a outros sistemas, além disso,  por serem mais resistentes a ambientes industriais mais agressivos, geram menos manutenção, reduzindo custos e utilização de recursos. 

As vantagens operacionais são também responsáveis por tornar o sistema mais vantajoso, visto que são equipamentos robustos que podem executar atividades pesadas e repetitivas sem acréscimo de consumo de energia, já que contam com a pressão do ar para executar os movimentos mais pesados e prolongados e aplicar a força necessária. Podem reduzir também o número de equipamentos para executar uma mesma função pela sua resistência e possibilidade de se adaptar a diferentes projetos.

Quer saber mais sobre automação pneumática? Continue navegando em nosso blog e tenha acesso aos conteúdos exclusivos da Puma Brasil sobre o tema.
Acesse o nosso site e confira todos os nossos produtos e soluções!

2023-08-08T09:08:59-03:0018 de julho de 2023|Automação Pneumática|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo