Compressores de ar: cuidados e quais componentes precisam de mais atenção

Compressores de ar: cuidados e quais componentes precisam de mais atenção

Você sabe quais são os componentes no compressor de ar que precisam de mais cuidado? Saiba mais!

O compressor de ar tem a capacidade de converter energia mecânica em pneumática, tornando-o um item versátil que pode ser utilizado em todos os setores da indústria, assim como em atividades de prestação de serviços essenciais, como em consultórios e hospitais.

Devido à sua importância, esse equipamento é composto por vários componentes, que precisam de atenção e cuidados adicionais para garantir que o equipamento continue operando com a sua máxima eficiência. Por isso, neste artigo mostramos quais os componentes do compressor de ar que precisam de mais atenção.

Componentes do compressor que precisam de mais atenção

O compressor de ar é um equipamento que comprime o ar e armazena essa energia pneumática no interior do próprio dispositivo. Esta energia obtida do ar comprimido é utilizada em diversos setores, como atividades mecânicas, centros automotivos, postos de combustível, pintura residencial e predial, consultórios odontológicos, construção civil, operações industriais, entre outros. Além disso, diversas ferramentas podem ser conectadas ao compressor, para utilizar esse ar e otimizar tarefas.

Esse equipamento possui muitos componentes que trabalham em conjunto e para que o compressor de ar opere corretamente e mantenha sua produtividade, a manutenção adequada é fundamental. Alguns desses componentes que requerem mais atenção devido ao seu impacto direto, tanto no desempenho quanto na longevidade do compressor, são:

  • Motor: Fornecendo a energia para o compressor, o motor precisa de manutenção e cuidados com a lubrificação, refrigeração, limpeza e manutenção periódica para evitar o superaquecimento e desgaste prematuro.
  • Entrada de ar com filtro: A qualidade do ar comprimido está diretamente relacionada à manutenção regular do filtro de ar. Com o filtro limpo, os riscos de contaminação e desgaste de componentes internos diminui, contribuindo para a operação suave do equipamento.
  • Entrada de óleo lubrificante e medidor de nível de óleo: A lubrificação adequada das partes móveis é vital para reduzir o desgaste e prolongar sua vida útil. A atenção ao nível de óleo evita problemas de lubrificação que podem levar a falhas maiores.
  • Reservatório de ar: É necessário fazer a drenagem regular da umidade acumulada e a inspeção do reservatório para prevenir a corrosão e manter a integridade do sistema.
  • Medidor de pressão (Manômetros): Para que os manômetros funcionem adequadamente, é preciso calibrá-los regularmente e substituí-los em caso de danos ou leituras imprecisas para manter a segurança e a eficácia do sistema de compressão.
  • Válvula purgadora: Esse componente precisa ser drenado regularmente, assim como verificar se há bloqueios ou danos de condensados e impurezas para manter a qualidade do ar comprimido e a eficiência do sistema.

Os outros componentes também requerem atenção, mas os listados acima são importantes para a durabilidade e a produtividade do compressor de ar. Seguir um cronograma de manutenção e atender às especificações do fabricante pode ajudar a maximizar a vida útil e a eficiência do seu equipamento.

Quer saber mais sobre compressores de ar? Acesse nosso blog e confira nossos conteúdos exclusivos!

A Puma Brasil possui as melhores soluções em ferramentas pneumáticas, compressores e tudo para automação pneumática. Acesse nosso site e confira!

2023-11-01T17:45:19-03:0018 de outubro de 2023|Compressores|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo