Como o uso de compressores gera mais rendimento para seu negócio

Como o uso de compressores gera mais rendimento para seu negócio

Sabia que ao investir em um compressor de ar você garante maior rendimento para o seu negócio? Entenda melhor as vantagens que esses equipamentos fornecem ao seu fluxo produtivo!

Os compressores de ar são máquinas que coletam e armazenam ar sob alta pressão por meio de movimentos mecânicos gerados por motores movidos a energia elétrica ou a combustíveis. O ar comprimido serve de energia para diversas ferramentas pneumáticas, como chaves de impacto, pistolas de pintura e parafusadeiras. É uma alternativa que pode trazer muito mais rendimento para seu negócio.

O motivo está na forma de trabalho desses equipamentos e no tipo de ferramentas agregadas a eles. Entenda melhor as vantagens que eles podem trazer!

Características dos compressores que trazem vantagem ao seu negócio

O uso de compressores dentro de uma indústria ou um negócio pode gerar mais rendimento porque o equipamento evita o “liga e desliga” da máquina. Assim, com um número menor de partidas no motor, você gasta menos energia e reduz a deterioração do equipamento. Por isso, a aquisição de um compressor é viável em projetos de todos os portes.

Quando comparamos com outros maquinários, o compressor de ar sai na frente. Ele não tem fluidos tóxicos ou inflamáveis que poderiam trazer riscos ao meio ambiente e aos trabalhadores. São equipamentos de fácil mobilidade, que podem ser transportados para o local de trabalho.

Os compressores de ar também podem ser acoplados a uma grande variedade de ferramentas pneumáticas, que por si só também já garantem muito mais rendimento às tarefas. Elas conseguem trabalhar longas horas, são mais robustas, resistentes e de fácil manuseio.

O rendimento maior também se explica pela resistência desses equipamentos. Com um custo de manutenção menor, tanto no compressor, quanto nas ferramentas que funcionam com ar comprimido, as máquinas apresentam menos falhas, reduzindo drasticamente as paradas de produção na fábrica ou no negócio.

Para garantir mais rendimento, é preciso dimensionar corretamente

A fim de garantir maior eficiência às operações, é importante saber dimensionar o uso correto de um compressor, pois isso faz com que tenha o rendimento ideal quando estiver realizando qualquer tipo de serviço.

Quando falamos em dimensionar corretamente um compressor de ar, a ideia é assegurar que ele terá a capacidade necessária para suportar o funcionamento dos equipamentos que estarão ligados a ele. Então, será necessário somar os PCM de todas as ferramentas. Para isso, basta verificar o manual de instruções dos equipamentos, que informa as especificações de cada produto.

Quando usamos ferramentas de uso intermitentes, ou seja, em que não ficam ligadas continuamente, a fórmula é a seguinte:

  • (soma dos PCMs de todas as máquinas) ÷ 2 (intermitência de 0,5) ÷ 0,75 (eficiência).

Então, considere o seguinte exemplo. Digamos que uma oficina mecânica conte com os seguintes equipamentos:

  • 1 propulsores de óleo e graxa (8 pcm)
  • 1 retífica pneumática 3/8” (14 pcm)
  • 1 elevador automotivo 7000 kg (12 pcm)
  • 1 chave de impacto pneumática (7 pcm)
  • 1 prensa pneumática (6 pcm)
  • 1 calibrador de pneu (2 pcm)
  • 1 pistola de alta pressão (12 pcm)

Somando todos os PCMs chegamos a 61. Então, bastará dividir por 2 e depois por 0,75. Chegamos então a aproximadamente 40,7 pcm.  Com isso, a recomendação aqui será um compressor de 42 pcm ou 175 libras ou superior, de alta capacidade.

Não há dúvidas de que na maior parte dos casos, o uso de compressores gera muito mais rendimento ao negócio, reduzindo custos e aumentando os resultados da produção.

Quer saber mais sobre compressores? Então, baixe gratuitamente nosso catálogo de compressores de ar e conheça as especificações de nossos produtos!

2021-05-31T11:03:45-03:0026 de maio de 2021|Compressores|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo