8 Dicas de como fazer a manutenção correta do seu compressor

8 Dicas de como fazer a manutenção correta do seu compressor

O compressor de ar requer alguns cuidados tanto na instalação quanto no pós-uso, a fim de garantir o bom desempenho. Erros na manutenção podem comprometer a vida útil do equipamento e reduzir seu potencial produtivo.

Por isso, vamos compartilhar com você algumas dicas para você fazer a manutenção do seu compressor de forma correta.

Antes do uso

1. Siga as instruções do manual

O manual de instruções descreve não só as especificações técnicas do seu equipamento, mas também os principais cuidados. Assim, antes mesmo de realizar qualquer intervenção no compressor, consulte o manual.

2. Nivelamento

Se o equipamento estiver desnivelado, a lubrificação das peças e do ar ficará comprometida. Então, tome esse cuidado na instalação.

3. Instalação elétrica

Quando se tratar de compressor do tipo pistão não deve ser conectado diretamente à rede de energia. Assegure-se de que a chave de partida com proteção e os fios sejam compatíveis com a potência e a corrente do motor.

Durante o uso

4. Segurança do trabalhador

Nunca direcione o jato de ar para seu próprio corpo ou em direção a outra pessoa, nem o utilize para limpar roupas, poeira do cabelo ou em qualquer parte do corpo.

5. Vazamentos

Vazamento é indício de problemas. Então, identifique e corrija. Caso a mangueira se solte, afaste-se do equipamento e desligue o compressor ou elimine a alimentação de ar.

Após o uso

6. Troca de óleo e filtro

Para compressores do tipo pistão a troca do óleo lubrificante deve ser feita na primeira vez após terem passado 50 horas de trabalho. As demais podem ser realizadas a cada 200 horas. Nos compressores parafuso, a primeira troca ocorre com 1.000hrs e as demais a cada 3.000 hrs.O produto utilizado na troca também deve levar em conta a recomendação do manual do usuário.

No caso do elemento filtrante, a troca deve ser feita a cada 2 ou 3 meses dependendo do ambiente.

7. Tensão da correia

Nos compressores com correia, essa verificação é simples. É só pressionar com a correia com o dedo para atestar o nível de folga. Ela não pode ceder mais do que 2 centímetros.

8. Dreno do vaso de pressão

O tanque precisa ser drenado diariamente. Trata-se de um efeito que depende da umidade do ar no ambiente.

Esperamos que essas dicas possam ser úteis para garantir o bom funcionamento do compressor de ar e prolongue sua durabilidade.

Gostou de saber mais sobre as melhores práticas de manutenção? Então, assine nossa newsletter e receba novos conteúdos diretamente na sua caixa de entrada!


Um parceiro que está perto de você!

2020-03-16T17:51:15-03:004 de março de 2020|Compressores|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Um comentário

  1. Leonardo Calixto 4 de maio de 2020 at 14:11- Responder

    Muito bom este auxílio para manutenção do compressor puma achei super excelente.

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo