Conheça 3 vantagens em utilizar a automação pneumática

Conheça 3 vantagens em utilizar a automação pneumática

Ainda não está convencido das vantagens da automação pneumática? Confira três benefícios que a pneumática pode trazer ao negócio!

Ar comprimido, é provavelmente uma das mais antigas formas de transmissão de energia.

Mencionada pelo grego Ktesibios, primeira pessoa que se tem notícia que interessou-se pela pneumática, mostra o interesse da humanidade por esse tipo de energia, também   dos   gregos a expressão Pneuma (fôlego, vento) que dá origem ao nome que usamos hoje (Pneumática).

Pneumática matéria dos movimentos e fenômenos dos gases teve seu primeiro relato em um livro datado no  1° século depois de Cristo,(equipamentos acionados por ar quente)

Apesar de ser um conhecimento relativamente antigo, foi preciso aguardar o século XIX para se tornar sistemática.

Após 1950 é que foi realmente introduzida na indústria pela General Motors, consequência disso, racionalização, automação dos processos de trabalho e produtividade.

 O ar, que é de graça, tornou-se uma forma de energia barata, onde seu custo está em comprimi-lo e transporta-lo ao local de sua utilização.

Hoje, tornou-se indispensável um compressor nos diferentes ramos das indústrias tornando a aplicação da automação pneumática comum por todo o mundo.

1. Redução de custos operacionais

Incrementar a linha de produção com sistemas pneumáticos é um investimento relativamente baixo. Além disso, a automação pode substituir o operário em atividades repetitivas, aumentando a agilidade de trabalho com o menor número de falhas.

Assim, o aumento da produtividade e maior agilidade permitem absorver lucros maiores, ao mesmo tempo em que a mão de obra pode ser redirecionada para funções mais estratégicas.

2. Componentes mais robustos

Os sistemas pneumáticos são mais resistentes a ambientes hostis, de modo que podem ser facilmente utilizados em condições mais adversas, como temperaturas até 100°C, atmosfera corrosiva, locais molhados e até submersos (caso tenham sido construídos para esses fins).

Além disso, são insensíveis a vibrações, garantindo maior precisão e utilizando os próprios movimentos do processo como gatilho para as próximas ações da automação.

3. Maior segurança

A segurança é uma das principais vantagens da automação pneumática. Como utilizam pressões muito moderadas no processos, são relativamente seguras para os funcionários e para a própria linha de produção.

Além disso, a energia pneumática não expõe os funcionários ao risco de explosões, choques elétricos ou incêndio.

Outro aspecto relacionado à prevenção de acidentes reside no fato de que a automação reduz a fadiga dos operários, uma vez que tarefas repetitivas ficam a cargo do próprio sistema.

Certamente, as vantagens da automação pneumática não se esgotam por aqui. Esses benefícios operacionais e estratégicos permitem economia e mais segurança para a indústria.

Quer conhecer mais sobre automação pneumática ? Então, confira nosso catálogo e saiba mais!

2020-09-30T09:09:12-03:0025 de setembro de 2020|Automação Pneumática|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo