Controle de fornecedores: Conheça os maiores desafios

Controle de fornecedores: Conheça os maiores desafios

Uma das parcerias mais importantes do seu negócio são os seus fornecedores. Manter esse relacionamento saudável será fundamental para garantir um bom controle de compras e uma gestão do estoque eficiente.

Mas existem muitos desafios que atrapalham essa relação e podem impactar negativamente os resultados da empresa. Por isso, preparamos este artigo para alertá-lo desses obstáculos e apontar soluções que ajudem a lidar com eles!

Planejamento de compras

O relacionamento com o fornecedor pode ser confuso se você não sabe exatamente o que comprar. É preciso conhecer claramente o que você tem em estoque, qual a sua demanda de venda e como fazer a manutenção de matéria primordial para o funcionamento da empresa.

Negociações com base unicamente em preços

Em negociações com fornecedores, normalmente o preço é o protagonista. Muitos gestores sequer consideram questões relacionadas a prazos e demais condições que também interferem em suas operações. Por isso, avalie cuidadosamente todos os custos envolvidos, tais como frete, impostos e possíveis descontos para compras de maior volume. Além disso, preza pela conduta ética dos seus fornecedores.

 


Falta de regras claras na negociação

A comunicação é a chave-mestra para uma boa parceria. Muitas vezes, os dados sobre os produtos solicitados não são detalhados de maneira clara. Alguns fornecedores também fazem orçamentos incompletos que não refletem todos os custos.

Para evitar dores de cabeça, mantenha todos os registros das negociações para evitar mal-entendidos. 

Atrasos no envio de mercadorias

Esse é um problema recorrente e fortemente prejudicial às suas vendas. Afinal, a indisponibilidade dos produtos pode fazer você perder clientes, dinheiro e queimar a imagem do seu negócio. Por isso, dê preferência a fornecedores que garantem um atendimento, que são organizados e pontuais.

Avaliação, seleção e cadastro de fornecedores

A busca por um fornecedor ideal deve se basear nos critérios que já mencionamos nos itens anteriores. Quando são selecionados, os parceiros devem ser devidamente cadastrados para fins não só de identificação, mas também de avaliação do desempenho. 

Registre as seguintes informações:

  • denominação social;
  • localização;
  • dados de contato;
  • prazo médio de entrega;
  • condições de pagamento;
  • descontos;
  • principais mercadorias e serviços;
  • total de compras do ano passado;
  • quaisquer informações que impactem na qualidade do serviço.

Agora que você está pronto para lidar com os desafios com fornecedores e manter um bom controle de compras, assine nossa newsletter para não deixar de receber novas dicas aqui do blog!

2020-01-22T09:46:09-03:0010 de janeiro de 2020|Automação Pneumática, Compressores, Ferramentas Pneumáticas|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo