Entenda como a tecnologia dos compressores facilita na manutenção preventiva da sua empresa

Entenda como a tecnologia dos compressores facilita na manutenção preventiva da sua empresa

Qual a importância da manutenção preventiva? Como o emprego de compressores a parafuso facilita o procedimento? Confira neste artigo!

A manutenção preventiva tem por finalidade evitar redução de performance, falhas e principalmente a quebra de equipamentos na indústria. Estabelece por meio de um planejamento estratégico rotinas de inspeção, correção e adequação que asseguram o desempenho e longevidade do equipamento.

Neste artigo, você vai entender melhor a importância de um plano de manutenção e quais são os principais aspectos que precisam ser considerados!

Qual a importância da manutenção preventiva?

Um plano de manutenção preventiva traz produtividade e eficiência para o seu negócio, como você poderá ver a seguir.

Tecnologia

A Puma Compressores possui IHM (interface homem maquina) própria em português desenvolvida para facilitar a compreensão do usuário e auxiliar no diagnostico de problemas. Mantém registro da descrição dos últimos 18 alarmes por extenso, ou seja, descrevendo o evento, estão disponíveis nos compressores 15CV a 150CV. 

Tecnologias como essas presentes nos compressores mais modernos facilitam a manutenção preventiva e asseguram um equipamento com melhor desempenho e maior vida útil.

Redução de custos

É possível reduzir consideravelmente os custos de manutenção corretiva, o método proposto trata da aplicação de medidas preventivas com objetivo de minimizar impactos severos nos equipamentos (danos sem irreparáveis), paradas inesperadas (perda de produção) e com mão de obra (ociosa), além dos demais entraves burocráticos como desabastecimento do mercado.

Aumento da vida útil do compressor

O óleo lubrificante, por exemplo, serve ao arrefecimento, lubrificação, auxilia na compressão de ar e forma uma película protetora que evita que os parafusos se toquem diretamente. Evita assim um desgaste prematuro da unidade do compressor, aliás, o item de maior valor agregado, diretamente responsável pela produção do ar comprimido.

O emprego de peças originais

Para garantir o perfeito funcionamento do equipamento, devemos respeitar os critérios estabelecidos pelo fabricante. O emprego de peças paralelas como um filtro separador de ar/óleo pode dificultar o fluxo de ar aumentando a temperatura, ou até mesmo arrastando óleo para rede do cliente.   

Quais os principais itens relativos à manutenção preventiva?

A manutenção preventiva inclui a inspeção de uma série de componentes do compressor, buscando anomalias, substituindo consumíveis e realizando reparos. Varia de acordo com o tempo de operação e tem relação com as condições de uso do equipamento, algumas delas são:

  • Troca de óleo
  • Limpeza do radiador
  • Inspeção de mangueiras
  • Substituição do filtro hidráulico
  • Substituição do filtro de ar/óleo
  • Reaperto das conexões elétricas
  • Substituição de reparos de válvulas
  • Substituição do filtro de ar da admissão
  • Verificação de pressão mínima e admissão
  • Substituição de rolamentos (motor e unidade parafuso)
  • Limpeza do componentes (ventilador, motor, trocador de calor etc)

Quer saber mais sobre as tecnologias dos equipamentos da Puma Compressores? Baixe nosso catálogo e confira!

2020-07-30T13:49:10-03:008 de julho de 2020|Compressores|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo