Gestão industrial e Automação: Entenda essa relação!

Gestão industrial e Automação: Entenda essa relação!

Sabia que a automação pneumática pode gerar muitas vantagens para a gestão industrial? Entenda melhor essa relação!

Ao longo da história, a gestão industrial tem buscado maneiras de otimizar os meios produtivos e assim alcançar resultados mais rápidos e abundantes. Por isso, sempre foi marcada por revoluções que inseriram tecnologias disruptivas no chão de fábrica. Na Quarta Revolução Industrial, gestão industrial e automação passaram a dar mãos dadas, gerando muitas vantagens.

Neste artigo, você vai entender melhor sobre o que é gestão industrial e como suas práticas se relacionam com a automação pneumática. Além disso, confira como a automação pneumática se encaixa nesse contexto e que vantagens gera para o setor!

O que é gestão industrial?

A gestão industrial é o setor que supervisiona e planeja todos os processos de fabricação. Assim, a área visa estudar e implementar operações mais eficientes para reduzir custos, aumentar a competitividade entre as indústrias e, com isso, elevar os lucros da empresa.

Diversos segmentos fazem parte da gestão industrial. Entre eles, os projetos de infraestrutura, o controle de qualidade e a logística, tendo em vista as diferentes atividades no chão de fábrica, a gestão vai sempre buscar tecnologias que possam otimizar as operações. É nesse cenário que a automação se insere.

Como a automação na indústria auxilia a gestão?

A automação industrial consiste em uma série de tecnologias, incluindo sistemas de software e ferramentas, que permite a realização de trabalhos de forma autônoma. Para isso, são usadas máquinas controladas por computadores, substituindo a mão de obra.

Existem diferentes tipos de tecnologias capazes de automatizar as operações na manufatura. Uma das que mais se destacam é a automação pneumática. Essa ciência estuda o uso da força do ar comprimido para transmitir energia. Na prática, o ar é conduzido por uma rede de tubulações, válvulas e ferramentas para gerar movimento. Isso permite que diversas atividades sejam cumpridas.

O uso do ar comprimido na automação industrial gera inúmeras facilidades e benefícios para os gestores de indústria. Alguns deles incluem:

  • simplicidade de instalação e manipulação: é possível instalar componentes pneumáticos para automação com apenas algumas adaptações nas máquinas já existentes. Além disso, os controles pneumáticos são fáceis de operar, não necessitando de nenhum tipo de especialização;
  • Redução de custos operacionais: em primeiro lugar, os trabalhadores são liberados para outras funções, reduzindo o volume de funcionários no chão de fábrica. Também podemos perceber um aumento na produtividade, fazendo mais com menos recursos;
  • maior resistência dos componentes pneumáticos: os controles pneumáticos são resistentes e praticamente insensíveis a vibrações ou golpes. Assim, eles são ideais para movimentos mecânicos na linha de produção;
  • Usabilidade em ambientes adversos: a resistência dos componentes pneumáticos permite que eles possam ser usados em locais com ambientes hostis, como temperaturas, umidade, poeira e substâncias corrosivas. Podem até mesmo ser usados em locais submersos;
  • mais segurança: os componentes pneumáticos trabalham com pressões moderadas, de modo que são seguros e não há riscos de explosões.

A Puma Brasil é uma empresa especializada em equipamentos pneumáticos, com uma linha completa de compressores, ferramentas pneumáticas, secadores de ar e componentes de automação pneumática industrial.

Gostou de saber mais sobre como a gestão industrial e automação se complementam? Então, não deixe de conferir nosso catálogo de automação baixando gratuitamente nosso material!

2022-12-06T16:42:13-03:0022 de novembro de 2022|Automação Pneumática|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo