Entenda a importância das válvulas nos equipamentos de automação pneumática

Entenda a importância das válvulas nos equipamentos de automação pneumática

Conhece a importância das válvulas nos equipamentos de automação? Neste artigo, você vai entender o funcionamento e as suas aplicações

As válvulas nos equipamentos pneumáticos exercem um papel fundamental no funcionamento e bom desempenho do sistema. Elas são muito utilizadas em operações que exigem movimentos repetitivos, podendo reduzir custos e aumentar a produtividade.

Mas como elas funcionam e quais as suas principais aplicações? É sobre isso que vamos falar neste artigo!

O que é e como funciona uma válvula?

As válvulas pneumáticas são componentes instalados em diferentes pontos do sistema para:

  • direcionar fluxos de ar;
  • monitorar a força de pressão do ar comprimido;
  • liberar/desligar fluxos de ar.

Dessa forma, sua principal função vai ser inserir o ar no sistema em uma pressão predefinida. Assim, não existe um sistema pneumático que não utilize válvulas. A vantagem do componente é que existem diferentes tipos que são adotados em diferentes aplicações.

Quais os tipos de válvulas pneumáticas?

As válvulas podem ser encontradas em diferentes formatos e tecnologias. Entenda o funcionamento de algumas delas:

Válvulas pneumáticas solenoides

A solenoide utiliza o eletromagnetismo para movimentar um êmbolo dentro da bobina. Energizando a bobina se cria um campo magnético, movimentando pequenas peças metálicas que por sua vez libera o ar iniciando o funcionamento da válvula.

Válvulas pneumáticas pilotadas

As válvulas pilotadas por sinal pneumático, utilizadas geralmente com um botão pneumático que serve como um piloto para a válvula. Ao acionar o botão, a válvula muda de posição.

Válvula direcional

A válvula direcional pneumática pode cumprir diferentes funções, como mudar a direção do fluxo de ar, dar a partida, parada e regulagem. Devido a essa grande flexibilidade, ela é utilizada em muitas atividades industriais.

Válvula de retenção ou bloqueio

Evita que o ar ou gás seja conduzido em um fluxo contrário ao desejado. Assim, elas vão funcionar sempre em um sentido único.

Esse tipo de válvula é muito utilizado em situações que se quer gerar vácuo. Nesses casos, a válvula funciona juntamente a uma bomba pneumática que suga o ar. Ao fazer isso, a válvula é liberada. Quando a bomba é desligada, a válvula se fecha, impedindo a entrada do ar.

Válvulas limitadoras de pressão

Elas limitam a pressão em um ou mais pontos de um sistema pneumático. Elas são muitas vezes necessárias quando a pressão exigida é menor que a aplicada pelo compressor. Dessa forma, acaba gerando uma economia e uma preservação dos componentes.

Em que atividades as válvulas nos equipamentos pneumáticos são utilizadas?

Com tantas aplicações e funções, as válvulas pneumáticas podem ser adotadas em diferentes atividades. Na verdade, como vimos, todo sistema pneumático precisa ter válvulas, visto que elas são responsáveis por controlar todo o fluxo de ar.

Em um sistema de automação pneumático, por exemplo, é composto por diferentes tipos de válvulas para gerar movimentos e fluxos bastante complexos. Por isso, todo o sistema precisa ser bem projetado e as válvulas bem selecionadas de fornecedores confiáveis para garantir uma instalação eficiente.

As válvulas nos equipamentos pneumáticos apresentam aplicações bastante flexíveis, além de trazer ganhos ao processo produtivo, como maior eficiência operacional, redução de custos e confiabilidade do sistema.

Quer saber mais sobre ferramentas pneumáticas? Então, você precisa conferir nosso catálogo completo. Baixe gratuitamente!

2021-04-23T15:37:40-03:0013 de abril de 2021|Automação Pneumática|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

2 Comentários

  1. maycon 20 de setembro de 2021 at 17:01- Responder

    Gostei muito do seu conteúdo sobre Válvula Pneumática

  2. Carlos 18 de outubro de 2021 at 16:07- Responder

    Gostei muito do seu conteúdo sobre Válvula Pneumática

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo