Entenda por que você pode confiar na eficiência, resistência e durabilidade da automação industrial pneumática

Entenda por que você pode confiar na eficiência, resistência e durabilidade da automação industrial pneumática

A automação industrial pneumática gera muitas vantagens ao processo fabril. Entenda os benefícios que a tornam tão vantajosa!

O ar comprimido é usado como fonte de energia há milênios. Hoje, ele é amplamente utilizado nas fábricas como força motriz para uma infinidade de tarefas. A automação industrial pneumática gera muitas vantagens ao processo produtivo.

Neste post, vamos considerar os motivos por trás do sucesso desse sistema pneumático. Entenda por que ele é considerado não somente eficiente, mas também confiável, seguro e resistente.

O que é automação industrial pneumática?

A automação pneumática é a ampliação do ar comprimido para movimentar peças de um sistema coordenado. A indústria usa o ar comprimido em diversos processos de produção, automatizando diferentes operações do chão de fábrica.

Quais são os principais setores beneficiados?

A pneumática pode realizar diferentes ações, como prender, cortar, empilhar, separar, envasar, entre outros. Assim, podemos observar sistemas de automação pneumática em diferentes setores, como indústria automobilística, farmacêutica, de mineração e de alimentos.

Quais as vantagens da automação pneumática?

Os sistemas pneumáticos são mais simples, o que garante um custo de manutenção menor, além da facilidade de instalação. Além disso, são compostos de componentes mais duráveis, além de demandar uma fonte altamente disponível nas fábricas — o ar.

O que torna a automação pneumática tão confiável e segura?

A segurança, a durabilidade e a eficiência dos sistemas pneumáticos está diretamente relacionado às características inerentes do ar, dos materiais empregados e dos mecanismos utilizados.

A simplicidade da estrutura do sistema

Os sistemas pneumáticos são formados por uma estrutura básica bastante simples, normalmente envolvendo:

  • geração da energia por meio de um compressor e um secador, que comprime o ar e remove o excesso de vapor d’água presente na atmosfera;
  • o ar passa por um sistema de distribuição, que pode ser feito de tubulação de metal ou plástico, direcionando o ar para diferentes aplicações na fábrica;
  • ao chegar à aplicação específica, o ar comprimido é utilizado para executar a tarefa, automatizando um movimento na linha de produção ou simplesmente para fazer uma ferramenta pneumática funcionar.

Todo esse sistema é formado por componentes mais simples, sendo os principais:

  • conexões pneumáticas que interligam o sistema;
  • preparadores de ar, que filtram e lubrificam o ar, por exemplo;
  • válvula pneumática, funcionando de modo semelhante a um interruptor elétrico;
  • cilindro pneumático.

Materiais adotados

A pressão pneumática utilizada em sistemas de automação industrial é normalmente baixa. Por isso, os materiais empregados podem ser bem leves e finos, como alumínio e plástico de engenharia. São materiais resistentes, bastante duradouros e que fornecem maior potencial de amortecimento.

Características do ar

A eletricidade em si já traz alguns riscos, como incêndios, curtos circuitos e choques. Além disso, o motor elétrico gera calor. Por outro lado, o ar que corre pelos motores pneumáticos carrega e dissipa o calor.

Ao longo do sistema, não haverá eletricidade, reduzindo riscos de explosões e choque elétricos. Por isso, são mais seguros e confiáveis.

Quando um motor elétrico se sobrecarrega, ele pode superaquecer ou mesmo aquecer. Já em um sistema pneumático, o sistema tende a se estabilizar sem utilizar nenhuma energia elétrica.

Essas características tornam a pneumática mais segura e resistente, além de ser mais tolerante a ambientes hostis, com poeira, materiais corrosivos, em temperaturas extremas e variáveis, em locais submersos, entre outros, ideais para indústrias e montadoras.

A automação industrial pneumática gera muitas vantagens em virtude de características próprias dos componentes e fonte de energia empregados. Isso tudo resulta em uma produção limpa, segura e um baixo custo de manutenção.

Quer saber mais sobre automação pneumática? Então, confira nosso site e o que podemos oferecer nesse ramo

2021-04-06T14:05:35-03:0017 de março de 2021|Automação Pneumática|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Um comentário

  1. Compressores 17 de setembro de 2021 at 16:51- Responder

    Gostei muito do seu conteúdo sobre Compressores

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo