Indústrias 4.0 vs Oportunidades de Automação

Indústrias 4.0 vs Oportunidades de Automação

O uso da tecnologia proposto pelo paradigma da chamada quarta revolução industrial não é à toa. Existem oportunidades de automação com o poder otimizar muito a manufatura. E a automação pneumática para indústria está no topo dessa lista. As novas infra-estruturas demandam processos que sejam viáveis e com potencial de baixo custo. A utilização do ar comprimido como força motriz e de movimento pode significar exatamente o cumprimento dessa fórmula. Se você não sabe ainda o que a automação, em especial a pneumática, pode fazer pela sua empresa, aprenda melhor a seguir!

Entenda porque a automação é importante

Assim como os custos estão em alta, está também a busca por produtos e resultados de alto nível. E em ambos os cenários, a automação é absolutamente uma aliada. Por meio de maquinários e tecnologias adequadas, é possível aumentar a qualidade, controlando gastos. A linha de manufatura atual vem se atualizando continuamente, com investimentos para ter um maior controle também sobre o volume de produção. A automação é uma forma de saber e acompanhar todo o processo, estabelecendo manutenções programadas e antecipando possíveis problemas. Em se tratando da automação pneumática, há ainda outras vantagens em relação à hidráulica e elétrica. Dentre elas: maior facilidade e menos custo de instalação; manutenção simplificada e de baixo custo; ocupa menos espaço que automação elétrica; menos risco de explosão. A escolha do tipo de automação passa pelo setor da indústria, no entanto, a pneumática costuma se adaptar a diferentes demandas.

Confira exemplos de aplicações de automação pneumática

Contando com uma grande variedade de aplicações, os sistemas pneumáticos costumam ser a melhor alternativas na movimentação de peças e ferramentas. O funcionamento pode ser complexo, com loop fechado com uso de sensores e Controlador Lógico Programável (CLP). Dentre as funções que as automações pneumáticas oferecem estão: mover; prender; formar e processar. Na prática, essa atuação está relacionada ao processo de tensionamento, marcação, cortes, prensa e etiquetas, por exemplo. A capacidade de movimentar peças é também bastante útil para a linha de manufatura.

Saiba como garantir a qualidade da automação pneumática para indústria

Seja com automação hidráulica, elétrica ou pneumática, há sempre um fator em comum: é preciso prezar pela qualidade. Por isso, é indispensável sempre buscar fornecedores de renome, com conhecimento na área. Para quem está em busca de uma atualização para o uso de ar comprimido, a principal referência é a Puma Automação Pneumática, que tem uma divisão dedicada ao setor. Os profissionais da empresa são capacitados tanto para efetuar a venda quanto para contribuir no processo de escolha dos melhores equipamentos. Esse tipo de auxílio é indispensável para conseguir estabelecer a transição para a automação pneumática para indústria. Manter o nível da produção e ter total controle sobre o processo é imprescindível para um empreendimento bem-sucedido. Buscar soluções avançadas na tecnologia é uma forma de garantir essa qualidade e ainda controlar os custos. Ficou interessado em saber mais sobre a importância da automação na sua empresa? Assine nosso newsletter e acompanhe todos os nossos conteúdos sobre essa nova revolução industrial!

2020-01-22T09:40:31-03:0015 de outubro de 2019|Automação Pneumática|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo