Princípios básicos de manutenção para ferramentas pneumáticas

Princípios básicos de manutenção para ferramentas pneumáticas

As ferramentas pneumáticas têm diversas vantagens quando comparadas aos modelos elétricos. Apresentam uma estrutura e um funcionamento mais simplificado, fornecem maior confiabilidade operacional, mesmo sob condições ambientais mais adversas, além de garantir mais segurança ao trabalhador.

Apesar de serem mais resistentes, elas não estão imunes à falta de cuidados. É importante monitorar e efetuar verificações a fim de assegurar um funcionamento adequado e uma longa durabilidade. Confira então os princípios básicos da manutenção de ferramentas pneumáticas!

Configuração e lubrificação da ferramenta

É importante seguir o manual do fabricante. Algumas delas fornecem kits específicos para fazer a manutenção. Ele também determinará a frequência de troca de óleo e detalhes sobre a lubrificação das peças. Lembre-se, porém, de que quanto mais intenso for o uso da ferramenta, mais lubrificação será necessária.

Além do mais, é necessário utilizar o óleo mais adequado, conforme as especificações do fabricante — normalmente com um grau de viscosidade menor. Na linha de ferramentas da Puma Brasil utilize sempre óleo original da Puma.

Fornecimento de ar

É necessário cuidados com o fornecimento do ar, sendo o ideal que o ar seja tratado e seco. O filtro precisa de um lubrificador para inserir uma névoa de óleo ao ar comprimido circulante, de porte compatível ao fluxo de ar no ponto de captação. Para que o ar esteja lubrificado e limpo, utilize um conjunto de filtro, lubrificador e regulador.

Armazenamento

As ferramentas pneumáticas precisam ser armazenadas distantes de ar úmido ou em altas temperaturas. As condições ideais ficam sempre detalhadas no manual do usuário.

Gerenciamento de tempos de inatividade

Ao realizar a manutenção preventiva das ferramentas, elas ficaram inoperantes. Então, otimize esse tempo para avaliar as demais peças que a compõem. Um checklist de verificação também será útil para agilizar o processo. Além disso, na montagem e desmontagem do equipamento, siga as instruções do fabricante.

Ferrugem

É possível que ocorra oxidação em tubulações velhas. Então, instale um filtro de ar comprimido um pouco antes do equipamento para eliminar o surgimento do problema.

Com a manutenção em dia, suas ferramentas pneumáticas terão um boa vida útil e garantirão uma produtividade satisfatória nas atividades.

Gostou das dicas? Então, assine nosso newsletter e receba novos conteúdos diretamente na sua caixa de entrada!

2020-05-23T17:43:39-03:003 de fevereiro de 2020|Ferramentas Pneumáticas|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo