Quais os principais tipos e funções das conexões pneumáticas

Quais os principais tipos e funções das conexões pneumáticas

Conhece os diferentes tipos de conexões pneumáticas? Leia nosso artigo e saiba mais!

As conexões pneumáticas são componentes adotados em diversos segmentos da indústria em sistemas pneumáticos. Apesar de simples, são bastante versáteis, resistentes e eficientes. Neste artigo, você vai entender melhor como funciona e para que serve cada um dos principais tipos de conexões.

Para que servem as conexões pneumáticas?

As conexões pneumáticas são peças que servem para fazer a conexão entre diferentes seções de tubos e mangueiras de sistemas pneumáticos, ou seja, que conduzem o ar comprimido. Por serem junções que trabalham com uma pressão mais baixa, são normalmente direcionadas para sistemas de controle de lógica pneumática. As conexões pneumáticas são diferenciadas conforme o tipo e a função que exerce no sistema. Vamos conhecer alguns deles.

Quais os principais tipos de conexões pneumáticas e para que servem?

Cada um dos tipos de conexões pneumáticas tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, é preciso avaliar a função e determinar a aplicação em cada sistema.

Conexões Pneumáticas “Engate Rápido”

As conexões de “engate rápido” são categorizadas em dois tipos: macho e fêmea. O tipo macho consiste em uma haste que se encaixa internamente na conexão tipo fêmea. Essa parte interna se retrai para fixar as duas extremidades.

Pela praticidade e facilidade de conectar e desconectar, muitas dessas conexões são usadas para aplicações em que é necessário fazer o engate e a retirada rápidas e frequentes.

Compressão

As conexões pneumáticas de compressão referem-se a todos os componentes que utilizam a força de compressão para se conectar a tubos e mangueiras. Essa compressão é feita por meio de uma porca que se encaixa na tubulação, fixando as extremidades. Dessa forma, não necessitam de ferramentas específicas para montar o sistema, facilitando as instalações.

Conexões Super-Rápidas

Esse modelo foi produzido para prover uma conexão direta com os tubos, necessitando apenas da força de retração para empurrar o tubo para o centro da conexão. Dessa forma, é um tipo de conexão pneumática ideal para situações em que é necessário desconectar e reconectar com frequência.

Acessórios Roscados

Como o nome indica, essas conexões são projetadas para se encaixar em conexões que possuem roscas correspondentes. Apesar de a conexão ser feita com segurança, não é possível garantir 100% de vedação no caso de conexões simples. Os fios cônicos, por sua vez, conseguem atingir uma vedação apertada  para aplicações pneumáticas.

Acoplamento

O acompanhamento é uma peça única que consegue conectar dois tubos de igual calibre por meio de rosca, engate rápido ou compressão.

União

A conexão pela união permite que duas seções sejam desconectadas sem a necessidade de fazer um corte. Ela é normalmente rosqueada. Em um dos lados existe a rosca externamente na peça, e no outro lado, há uma peça que encaixa com uma rosca interna, encaixando e vendendo perfeitamente.

Cotovelo

O cotovelo consegue mudar o ângulo do fluxo de ar. Os mais comuns são cotovelos de 90° e 45°. Você também poderá encontrar modelos de 22,5°.

Conexão T

Essa conexão pneumática tem o formato de T. Dessa forma, ela fornece três seções de fluxo, criando uma interseção. Assim, o fluxo de ar pode ser combinado ou repartido.

Nipple

O nipple é uma conexão que permite a conexão de dois acessórios. Elas possuem duas roscas macho, uma de cada lado.

Válvulas

Essa conexão conta tanto com a possibilidade de conectar dois tubos, assim como uma válvula para controlar o fluxo de ar.

Como você pôde perceber, dentro de um sistema de automação pneumática existem diversos tipos de conexões pneumáticas, e cada uma delas cumpre uma função específica. É necessário avaliar as especificações dos tubos e as necessidades do sistema para fazer uma escolha acertada.

Quer conhecer mais sobre esse produto? Então, baixe gratuitamente nosso catálogo automação!

2021-12-21T08:44:52-03:009 de dezembro de 2021|Automação Pneumática|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo