Conheça as aplicações de Automação Pneumática na indústria química, petroquímica e farmacêutica

Conheça as aplicações de Automação Pneumática na indústria química, petroquímica e farmacêutica

A automação pneumática faz parte da rotina operacional das indústrias química, petroquímica e farmacêutica. Entenda as principais aplicações da tecnologia nesses segmentos!

A automação pneumática é um recurso altamente associado a diversos segmentos da indústria. Sua implementação em processos da manufatura resultou em muitas vantagens, como a ampla disponibilidade de fonte de energia (o ar comprimido), o baixo custo operacional e a robustez do sistema. Três dos segmentos que mais se beneficiam da pneumática são as indústrias  química, petroquímica e farmacêutica.

Neste post, teremos a oportunidade de detalhar as principais aplicações da pneumática nessas atividades industriais. Entenda quais vantagens a automação traz e quais são as alternativas de uso possíveis.

O papel da automação pneumática no desenvolvimento industrial

A história dos sistemas pneumáticos é antiga. O uso do ar comprimido como forma de transmitir energia se estabeleceu nos processos industriais há muitos anos e até hoje exerce um papel fundamental nos meios de produção modernos. E essa aplicação está presente nos mais variados segmentos, como:

  • indústria automotiva;
  • indústria têxtil;
  • indústria de papel;
  • indústria de alimentos;
  • indústria petroquímica;
  • indústria farmacêutica.

A ampla utilização da automação pneumática nessas e em outras indústrias se justifica pelos baixos custos iniciais de implementação e a pouca manutenção. A economia e confiabilidade dos sistemas pneumáticos tornam essa uma das opções mais bem absorvidas pela indústria.

As aplicações da automação pneumática nas indústrias química, petroquímica e farmacêutica

O mercado de processos é composto por indústrias que se beneficiam diretamente da automação pneumática, como as indústrias química, petroquímica e farmacêutica.

A indústria química atua na retirada de matéria-prima retirada da natureza para transformar em produtos que, de outras maneiras, podem ser úteis ao homem. Temos aqui, então, a fabricação de bens de consumo, como computadores e brinquedos, até itens derivados de transformações químicas, como plásticos, papel, vidro, resina e tintas.

Quando falamos em indústria petroquímica, somos remetidos a um amplo leque de produtos feitos a partir do petróleo, desde a indústria de 1º geração — na produção de nafta e gás natural —, até a 4ª geração — no fornecimento de derivados como acetona, fibras sintéticas e outras matérias-primas destinadas a indústrias farmacêutica, cosmética e veterinária, por exemplo.

Já a indústria farmacêutica atua na produção de medicamentos. Todas essas indústrias utilizam sistemas pneumáticos para controlar os fluidos por meio de válvulas inteligentes e manipulação de objetos, por exemplo. Esses mecanismos contribuem para que os processos alcancem o nível de precisão que a indústria precisa.

Entre as diferentes aplicações que são possíveis por meio de sistemas pneumáticos, destacamos:

  • sistemas de abertura automática de portas;
  • transportadores pneumáticos para o manuseio de sólidos em um ambiente controlado, evitando a contaminação cruzada e a dispersão de partículas no espaço;
  • elevadores pneumáticos para o transporte e manuseio de peças;
  • movimentação de materiais por meio de empilhadeiras pneumáticas.

As indústrias química, petroquímica e farmacêutica trabalham com um alto nível de precisão e demandam um ambiente bastante controlado. Os componentes de um sistema de automação fornecem recursos que promovem a eficiência em todos os tipos de tarefas, das mais minuciosas até as mais exigentes em termos de força e robustez.

Quer saber mais sobre essas soluções? Então, baixe nosso catálogo de automação pneumática e conheça as aplicações!

2021-07-30T11:20:21-03:0012 de julho de 2021|Automação Pneumática|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo