Cuidados essenciais para sistemas de automação pneumática

Cuidados essenciais para sistemas de automação pneumática

Sistemas de automação pneumática geram muitos benefícios para a indústria. Para evitar danos provocados pelo ar comprimido, é preciso dar atenção a alguns cuidados.

Os sistemas de automação com base no ar comprimido trazem vantagens muito conhecidas na indústria. Além da segurança e da alta disponibilidade do insumo principal — o ar comprimido —, a pneumática representa uma redução de custos muito significativa. Mas isso não significa que os cuidados com a manutenção e a operação desses equipamentos devam receber uma atenção menor.

Por isso, desenvolvemos um guia voltado para cuidados de manutenção preventiva que devem ser realizados em um sistema pneumático industrial visando seu pleno funcionamento, evitando problemas e conservando os equipamentos. Acompanhe!

Previna-se contra os riscos inerentes aos sistemas de automação pneumáticos

Muitos subestimam o potencial de risco que tem o ar, mas a verdade é que o ar comprimido pode provocar lesões muito graves. Por exemplo, quando o jato de ar é direcionado para uma pessoa, o risco de acidente é muito alto. Por isso, esse tipo de comportamento precisa ser evitado. (Nunca, em hipótese alguma direcionar o ar comprimido em direção a uma pessoa).

Além disso, a manutenção deve dar atenção a fugas de ar em mangueiras e tubos por meio de verificações regulares. As ligações precisam ser frequentemente avaliadas para verificar se estão danificadas ou com folgas. É preciso também seguir as recomendações referentes à pressão máxima de trabalho.

Assim como ocorre em outras fontes de energia, ao realizar a manutenção, certifique-se de que o sistema de ar comprimido esteja fechado e que o ar residual tenha sido liberado.

Siga as normas para as ligações com ar comprimido

Algumas das principais normas para uma boa instalação incluem:

  • consultar manual de instruções para as aplicações, instalações e acessórios;
  • utilizar no sistema um ar limpo, sem umidade ou condensado;
  • aplicar uma pressão de 7,0 bar na entrada da máquina em funcionamento e não usar tomadas rápidas junto à entrada de alimentação da máquina.

Não se esqueça da lubrificação de peças

A lubrificação contribui para o bom desempenho da máquina e sua durabilidade. É possível fazer essa lubrificação selecionando uma destas duas opções:

  • com um filtro lubrificador, que aplique 4 a 6 gotas por minuto;
  • fazendo uma aplicação diária de óleo Puma AO1000 diretamente na ferramenta e componentes de automação pneumática.

Toda essa lubrificação precisa ser mensalmente revisada, em cada jogo de engrenagens do equipamento.

Cuide das condições de trabalho

O local de trabalho precisa ser bem cuidado a fim de evitar acidentes e contribuir para o bem-estar dos trabalhadores. No que se refere ao trabalho com sistemas pneumáticos, percebe-se que boa parte dos acidentes é provocada por quedas e chicotadas de tubos. Por isso, mantenha o local bem organizado.

Os trabalhadores também devem dar atenção aos EPIs, que os protegerão das condições adversas. Por exemplo, o alto nível de ruídos no local de trabalho pode prejudicar a audição. Por isso, abafadores e protetores auriculares são obrigatórios.

Com os devidos cuidados, os sistemas de automação pneumática continuarão a garantir a economia, a segurança e a confiabilidade de sempre.

Quer saber mais sobre sistemas pneumáticos? Então,baixe gratuitamente nosso catálogo de automação pneumática industrial e conheça nossas soluções!

2021-01-19T11:07:07-03:0019 de janeiro de 2021|Sem categoria|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo