Confira as principais tendências do setor de automação em 2023

Confira as principais tendências do setor de automação em 2023

Descubra as principais tendências do setor de automação para 2023, como Metaverso, Rede 5G, Cadeia de Suprimentos e Hiperautomação. Então, saiba quais são as expectativas para o setor!

A automação tornou-se palavra de ordem para as indústrias modernas. Enquanto muitas tecnologias estão sendo criadas e desenvolvidas, algumas tendências em automação para o ano de 2023 estão se destacando.

Neste post, vamos explorar alguns desses principais temas para você ficar antenado com as principais tendências do setor de automação!

Metaverso

O metaverso é uma plataforma de mundo virtual que permite a interação entre usuários, onde eles podem jogar, compartilhar, comprar e vender produtos e serviços. Essa plataforma é totalmente baseada em automação e permite que as empresas se beneficiem de suas características, como acesso a recursos, agilidade, economia e outros.

A ideia do metaverso não é nova. Foi inspirado na visão de William Gibson, um escritor de ficção científica e pai do conceito de “cyberspace”. É originalmente conceituado como um ambiente virtual onde os usuários podem criar seus próprios universos, entrar em contato com outros usuários, comprar e vender produtos e muito mais. A plataforma promete conectar usuários, empresas e governos de todo o mundo, criando uma rede de interação global.

Dentro do cenário da automação industrial, o metaverso potencializaria o uso de inteligência artificial para solucionar problemas, a implementação de tecnologias como a realidade aumentada, a criação de robôs autônomos e muito mais. Além disso, o metaverso também forneceria acesso a uma rede de conhecimento compartilhado que permitiria aos usuários acessarem informações e conhecimentos de todo o mundo. Isso permitiria que as indústrias modernas melhorassem sua produtividade, eficiência e qualidade.

As discussões sobre o metaverso se reacenderam após o anúncio da empresa proprietária do Facebook, que mudou seu nome para Meta — indicando sua pretensão de se tornar referência nessa realidade virtual. Isso foi no final de outubro de 2021.

Desde então, o futuro do desenvolvimento dessa tecnologia (ou conjunto de sistemas) ainda é nebuloso. Mas as discussões voltaram com o anúncio de lançamento do óculos de realidade virtual da Apple — empresa reconhecida por uma combinação impecável entre hardware e software —, o que aumenta as chances de sucesso dessa tendência. Teremos que esperar para ver.

Rede 5G

A Rede 5G é uma tecnologia que fornece conectividade de alta velocidade e baixa latência para dispositivos móveis. Isso permite que os dispositivos se comuniquem de forma mais rápida e eficiente, o que torna a automação muito mais simples. Além disso, a 5G também permite que os dispositivos se conectem a uma rede mais ampla, aumentando ainda mais as possibilidades de automação na indústria 5.0.

Segundo o calendário anunciado pela Anatel, a meta é que até meados de 2023, as capitais brasileiras contenham pelo menos uma Estação Rádio Base (ERB) a cada 50 mil habitantes. Isso aumenta o alcance e a força do sinal.

Supply Chain

A cadeia de suprimentos é o conjunto de processos e atividades necessárias para fornecer produtos e serviços aos clientes. Com a automação, é possível melhorar a eficiência na cadeia de suprimentos, pois os processos são simplificados e os tempos de entrega são reduzidos.

A tendência que segue forte neste setor é investir em robôs de inteligência interlogística, algo que antes era utilizado somente no campo logístico, mas que também estará presente nas fábricas modernas. Esses robôs são programados para realizar desde tarefas simples e repetitivas, como empacotar, transportar e armazenar produtos, até processos mais complexos, como mapear rotas, gerenciar estoques e acompanhar pedidos.

A Gartner fez uma das previsões mais empolgantes nesse campo, estimando que, até 2026, 75% das grandes organizações terão adotado algum modelo de robôs inteligentes de intralogística em suas operações logísticas.

Hiperautomação

A hiperautomação é uma tendência de utilizar o machine learning e a inteligência artificial para otimizar processos e localizar falhas, tornando possível para as organizações aperfeiçoarem sua eficiência e diminuírem gastos, assim aumentando sua produtividade. A base aqui são os sistemas de Business Intelligence (BI), que seguem fortes nesse caminho.

Essas são algumas das principais tendências de automação para o ano de 2023. Afinal, a evolução da indústria não pode parar, e tecnologias legadas e inovadoras se combinam para trazer mais produtividade e eficiência às fábricas!

A Puma Brasil é líder no setor de Ferramentas Pneumáticas, oferecendo soluções inovadoras e tecnologias de ponta para melhorar a produtividade. Sendo assim, para aproveitar ao máximo os benefícios da automação industrial em 2023, convidamos você a conferir o catálogo de automação para conhecer nossas soluções. Então, baixe já!

2023-02-02T10:57:23-03:0024 de janeiro de 2023|Sem categoria|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo