5 Benefícios de utilizar ferramentas pneumáticas na oficina

5 Benefícios de utilizar ferramentas pneumáticas na oficina

Já se perguntou por que usar ferramentas pneumáticas é muito mais vantajoso? Esses equipamentos saem na frente em muitos aspectos quando comparados com modelos elétricos.

Neste post, vamos apontar 5 principais benefícios dos equipamentos pneumáticos que impactam no dia a dia de uma oficina.

1. Design compacto e ergonômico

O aspecto mais interessante quanto ao desenho das ferramentas pneumáticas são o peso e a vibração. Segurar um equipamento que vibra muito e que seja pesado cansa o operador e faz o trabalho demorar mais para terminar. Por isso, os modelos movidos a ar são mais confortáveis para o uso, prevenindo muitas lesões. 

2. Segurança

É muito importante que as ferramentas de trabalho sejam seguras para o usuário, e esse é um dos pontos altos dos modelos pneumáticos. Em primeiro lugar, por serem movidos a ar, são menos sensíveis à água e à poeira, eliminando o risco de choques elétricos.

Além disso, muitas oficinas que manuseiam metal precisam utilizar produtos inflamáveis na preparação do material, como a acetona. A combinação desses químicos com cabos elétricos danificados resultaria em um grande transtorno, problema resolvido com ferramentas pneumáticas. Faz-se necessário o uso de proteção facial. Sempre consulte o manual de instrução para a correta aplicação e instalação dos acessórios.

3. Produtividade

É comum que o operador tente aumentar a pressão especialmente nos primeiros minutos de uso para alcançar a melhor performance do equipamento. Isso, porém, não aumenta a velocidade da ferramenta e pode comprometer seu correto funcionamento. Equipamentos pneumáticos, no entanto, são menos sensíveis a sobrecargas e conseguem manter a potência e a rotação ideal.

Elas também conseguem apresentar uma potência e um torque maior em uma ferramenta com proporções menores do que os modelos elétricos.

4. Resistência

Diversos fatores ambientais, como altas temperaturas e poeira, podem reduzir a vida útil da ferramenta elétrica. O próprio calor gerado pelo motor também pode danificá-lo, senão seguidas as recomendações de descanso.

Os modelos pneumáticos conseguem trabalhar sob condições adversas, como estaleiros, plataformas de petróleo e metalúrgicas, além de conseguir funcionar em ciclo contínuo.

5. Durabilidade

Essas características garantem maior robustez à ferramenta, elevando sua durabilidade. Além disso, são equipamentos de fácil manutenção, além de exigir menos verificações. Um modelo industrial, por exemplo, chega a operar 2 mil horas sem precisar de intervenções.

As ferramentas pneumáticas se corretamente utilizadas, podem ter uma vida útil de até 10 anos. As vedações existentes das ferramentas permitem o uso seguro mesmo em ambientes com risco de acidentes elétricos, incêndios e explosões. Inclusive possibilitam o funcionamento até em baixo da água.

O que achou das vantagens das ferramentas pneumáticas? Continue lendo nossos conteúdos exclusivos e saiba tudo sobre os equipamentos da Puma Brasil! Basta assinar nosso newsletter!

2020-09-02T19:26:41-03:0015 de julho de 2020|Ferramentas Pneumáticas|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo