Ferramentas pneumáticas Puma Brasil: escolha a que mais ajuda no seu trabalho

Ferramentas pneumáticas Puma Brasil: escolha a que mais ajuda no seu trabalho

As ferramentas pneumáticas são, sob diversas perspectivas, mais vantajosas do que modelos elétricos. São mais leves, menores e, por isso, mais ergonômicas. Além disso, sua construção garante maior segurança, durabilidade e robustez ao equipamento.

Mas existem diferentes tipos de equipamentos. Como saber qual o ideal para o seu trabalho? Se você estiver escolhendo sua ferramenta pneumática, temos algumas dicas para compartilhar com você. Veja só!

Entendendo o funcionamento do mecanismo pneumático

As ferramentas pneumáticas, como o nome sugere, funcionam com base na pressão de ar, que gera uma força para movimentar componentes internos do equipamento. Essa pressão é gerada por um compressor de ar, que consegue captar o ar que está no ambiente, armazená-lo em alta pressão dentro de um reservatório próprio e transformar o ar em energia.

No compressor, há uma bomba movida a gás que puxa o ar de modo contínuo para dentro de um tanque de aço. Com o grande volume, o ar se torna pressurizado automaticamente.

A ferramenta pneumática será ligada à saída do compressor por meio de uma válvula de ar e uma mangueira. Essa válvula é o mecanismo que abre ou fecha para liberar o ar a fim de acionar o funcionamento da ferramenta.

Cuidados de segurança

Tome o máximo de cuidado na utilização da sua ferramenta pneumática. O ar comprimido pode causar ferimentos graves. Por medida de segurança o jato de ar nunca deve ser dirigido contra si próprio ou terceiros.

Escolhendo sua ferramenta pneumática

As ferramentas pneumáticas podem ser classificadas em três grupos distintos:

  • ferramentas de bico: pistolas para pintura, bicos de sopro e jato;
  • ferramentas de impacto: grampeador, pregador, chave de impacto, martelo rebitador e de demolição;
  • ferramentas rotativas: todas aquelas que apresentam um acionamento rotativo, isto é, possuem um motor rotativo, como furadeira, parafusadeira e esmerilhadeira;

Embora existam outros grupos de ferramentas pneumáticas, como tesouras e serras, podemos dizer que esses são os principais. A escolha do tipo mais adequado ao seu trabalho vai depender de suas necessidades.

Para que os equipamentos funcionem de forma adequada e segura, é importante adotar ações regulares de manutenção. Portanto é necessário alimentar as ferramentas com ar limpo e tratado, isento de umidade, impurezas e condensados. Procure sempre lubrificar adequadamente as suas ferramentas pneumáticas.

Gostou das dicas? Então assine nossa newsletter e receba novos conteúdos diretamente na sua caixa de entrada!

2020-05-19T15:37:56-03:0018 de maio de 2020|Ferramentas Pneumáticas|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo