5 dicas para uma boa organização de estoque!

5 dicas para uma boa organização de estoque!

Organizar o estoque precisa ser uma das prioridades dos gestores, uma vez que nele reside uma parcela significativa dos ativos da companhia, e erros de gestão nessa área podem representar perdas financeiras para o negócio e reduzir o potencial de lucros.

Por isso, de forma bastante direta e objetiva, vamos compartilhar com você as melhores práticas de organização de estoque da empresa. Saiba como evitar as armadilhas e gerenciar os itens armazenados de forma eficiente!

1. Estabeleça processos bem-definidos e organizados

O gestor precisa ser muito organizado para garantir um bom controle dos registros do estoque. Caso contrário, os produtos começaram a se perder, faltar ou encalhar.

Para evitar esses problemas e garantir a organização de estoque, defina processos para cada etapa no gerenciamento da armazenagem:

  • compra dos produtos;
  • chegada dos itens;
  • organização física (prateleiras, corredores etc.);
  • saída de mercadorias do estoque;
  • verificação de inventário e ação em casos de perdas.

2. Faça previsão da demanda

Cada produto tem um ritmo diferenciado de saída. É necessário que o gestor entenda essa variação e saiba o que deve comprar menos ou mais. 

Outro aspecto importante é a sazonalidade. Avalie as épocas do ano em que determinadas mercadorias saem mais ou menos.

 


3. Conte com fornecedores de confiança

Atrasos na entrega, extravios, preços acima do mercado ou falta de qualidade são problemas que vão afetar diretamente a sua lucratividade. Por isso, faça cotações e firme parcerias com fornecedores que possam dar ao seu negócio as melhores condições. A Puma Brasil conta com um equipe especializada e com o maior estoque de peças de reposição para atender o seu negócio.

4. Invista em tecnologia

Sistemas de gestão de estoque auxiliam, e muito, a organização do estoque da empresa. Eles reduzem erros humanos, automatizam muitos processos e se integram a outras áreas do negócio, como os setores comercial e contábil.

5. Avalie os resultados

Analise o desempenho de cada produto para determinar os fatores que motivam uma saída menor ou maior. Entenda que certos itens talvez devam ser descontinuados, e é possível que outros precisem de uma atenção maior. É bom que essa avaliação seja feita em consonância com as equipes de vendas e marketing.

Gostou das nossas dicas de como organizar o estoque da empresa? Então, assine nossa newsletter e receba gratuitamente novos conteúdos diretamente em sua caixa de entrada!

2020-03-16T18:02:03-03:005 de janeiro de 2020|Automação Pneumática, Compressores, Ferramentas Pneumáticas|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo