Como escolher o compressor de ar ideal

Como escolher o compressor de ar ideal

Quer saber como escolher o compressor de ar correto para as suas ferramentas pneumáticas? Confira nossas dicas de tudo o que você precisa considerar!

Com o crescente desenvolvimento tecnológico e a constante expansão do mercado temos uma grande diversidade de compressores à disposição, escolher um compressor nesse sentido pode se tornar uma tarefa complicada.

Por isso, vamos ajudar você a escolher o compressor ideal, trazendo segurança e durabilidade para suas ferramentas pneumáticas.

O que levar em consideração na escolha do compressor

Durante a escolha, leve em conta as seguintes questões:

Pressão: qual a pressão necessária para suas aplicações.

Vazão: Qual o consumo de ar de acordo com a quantidade de equipamentos.

Frequência de uso: Frequência de uso do equipamento, tempo de utilização continua.   

Qual tipo de compressor escolher?

Compressor de pistão: Comprimem o ar através do movimento de subida e descida do pistão dentro do cilindro. Quando o pistão desce o ar ambiente é aspirado, quando o pistão sobe o ar é comprimido e expurgado pela placa de válvula do compressor.


São compressores de entrada, para aplicações de baixo consumo como oficinas, borracharias, postos de combustível, centros automotivos e pequenas fabricas. Os compressores alternativos são robustos, para empregar onde há intermitência no regime de trabalho, recomenda-se utiliza-los em empresas de apenas um turno.

Mais acessíveis em relação de custo, no entanto devemos considerar que sua produção efetiva é 30% menor, tem maior arraste de óleo para a rede de ar (± 150 ppm), consumo de energia superior. Além disso precisa de manutenção a cada 200 horas de operação para assegurar sua vida útil.

Compressor de parafuso: Comprimem o ar através do movimento rotativo de dois parafusos em formato espiral um contra o outro.  O movimento faz com que o ar seja aspirado pela admissão, comprimido em meio aos parafusos junto ao filme de óleo e posteriormente é expurgado pela descarga.

São compressores para pequenas, médias e grandes empresas, com aplicações como corte a laser, corte a plasma, jateamento, fundição e fabricas de maior porte. Ideal para empregar onde o compressor trabalha de maneira continua, com altas demandas empresas que possuem três turnos, por exemplo, operam 24 horas por dia, sete dias por semana.

Sua produção é efetiva, tem menor arraste de óleo para rede (± 3 ppm) e dispõe de partida estrela triângulo ou acionamento por inversor de frequência. O emprego de tecnologia pode poupar até 50% em custos com energia, trazendo sustentabilidade e eficiência para a seu negócio.  

E para o uso doméstico?

Quando falamos em uso doméstico de compressores de ar, os mais indicados são os motocompressores.

Esses modelos são portáteis e aplicados em atividades mais leves, como limpeza de peças, pinturas ou encher pneus e balões.

Levando em conta essas informações, escolher o compressor de ar ideal para a sua necessidade não deverá ser uma tarefa tão complicada.

Quer conferir algumas opções compressores de ar? Baixe gratuitamente o catálogo Puma do Brasil e saiba mais!

2020-09-29T10:27:57-03:0029 de setembro de 2020|Compressores|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo