Como funciona a tecnologia VSD nos compressores parafuso e qual o impacto na redução de custos

Como funciona a tecnologia VSD nos compressores parafuso e qual o impacto na redução de custos

Já ouviu falar na tecnologia VSD? Entenda o impacto que pode trazer na linha de produção e como funcionam nos compressores parafusos

O compressor de ar fornece diversas vantagens à indústria, especialmente no que se refere à automação pneumática. No entanto, garantir a melhor eficiência energética do equipamento pode ser um grande desafio. Mas você sabia que é possível economizar significativamente o consumo de energia de um compressor por meio da tecnologia VSD (Variable Speed Drive)?

A tecnologia de compressores com variador de velocidade garante muitas vantagens quando comparado a compressores de velocidade fixa. Neste artigo, vamos considerar alguns desses benefícios. Entenda como funciona e que vantagens pode trazer à linha de produção.

O que é e como funciona a tecnologia VSD?

A tecnologia VSD (Variable Speed Drive) é um termo em inglês que se refere ao acionamento de velocidade variável. É um mecanismo utilizado em bombas de vácuo, compressores e sopradores que traz maior eficiência energética e inteligência aos equipamentos.

Na prática, ele permite que o equipamento atue entre a velocidade máxima e mínima, variando automaticamente conforme a demanda de produção de ar comprimido. Assim, quando há a necessidade de mais ar, o motor acelera, e reduz quando essa demanda cai.

Dessa forma, o compressor não precisa ficar totalmente acelerado o tempo todo, economizando energia elétrica. Uma comparação simples seria a de um motor de um veículo que pode reduzir ou aumentar a velocidade sozinho, conforme as condições da estrada.

A tecnologia VSD se contrapõe a um compressor de ar convencional com velocidade fixa, que opera sempre na mesma velocidade. Com isso, ele acaba sempre consumindo o mesmo nível de energia, mesmo quando a demanda é menor.

Os compressores de parafusos rotativos são os que apresentam o melhor desempenho com a tecnologia VSD. Isso ocorre porque, enquanto o motor varia a velocidade para se adaptar à demanda, os componentes do parafuso também fazem esse ajuste, variando o volume de ar fornecido.

Qual o impacto da tecnologia no negócio?

Para entender o impacto que a tecnologia VSD pode ter no negócio, basta levar em conta que o consumo de energia elétrica é responsável por 78% dos custos de um compressor durante toda a sua vida útil. Em um estudo feito com uma indústria de autopeças, 35% do consumo de uma empresa estava nos compressores.

Assim, quando falamos em fazer uma gestão eficiente do gasto energético dos compressores, estamos indicando uma redução de custos não somente para a produção, mas também nas despesas relacionadas ao próprio equipamento.

Além disso, a eficiência do compressor fornecida pela tecnologia VSD permite também maior qualidade à linha de produção e ampliação da vida útil do compressor. Com menos manutenção, temos também um tempo de inatividade menor.

Outra vantagem importante é que os compressores com o variador com variador de velocidade ou VSD também permitem uma precisão maior  na faixa de pressão, uma vez que se ajustam à demanda. Também reduzem o volume de armazenamento de ar necessário.

A tecnologia VSD traz para os compressores a inteligência necessária para garantir a eficiência energética e a consequente redução de custos que a indústria necessita. É sempre necessário, no entanto, avaliar os equipamentos e os fornecedores para assegurar uma compra segura e o retorno sobre os investimentos.

Conheça mais sobre os compressores da Puma Brasil. Baixe gratuitamente nosso catálogo e confira nossos equipamentos!

2021-09-01T09:08:08-03:0025 de agosto de 2021|Compressores|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo