Conheça mais sobre a automação pneumática na indústria eletrônica

Conheça mais sobre a automação pneumática na indústria eletrônica

Como a automação pneumática na indústria eletrônica funciona? Conheça as aplicações e vantagens!

A automação pneumática cumpre um importante papel na digitalização das operações na manufatura. Essa tecnologia utiliza o ar comprimido como fonte de força e energia em movimentos automatizados. A automação pneumática na indústria eletrônica gera muitos benefícios às operações.

Neste texto, você vai entender melhor quais aplicações a pneumática cumpre no setor. Conheça os benefícios de adotar sistemas pneumáticos na indústria de eletrônicos.

Como funciona a automação pneumática?

A pneumática funciona por meio da compressão do ar atmosférico. Assim, para que funcione, é necessário contar com um compressor de ar. Após ser comprimido, o ar é conduzido por tubulações até ferramentas, cilindros e sistemas de automação pneumática.

Na pneumática industrial, o sistema é composto basicamente por três etapas:

  • geração do ar comprimido, que é armazenado em um compressor;
  • distribuição do ar por meio de tubulações;
  • aplicação do ar no equipamento ou sistema.

Os sistemas de automação pneumática utilizam diversos componentes para gerar movimentos automatizados, como:

  • cilindros pneumáticos;
  • válvulas de controle, que direcionam para onde o ar vai seguir;
  • conexões;
  • reguladores.

Como a automação pneumática é aplicada na indústria eletrônica?

A automação pneumática é capaz de exercer diversas funções na indústria de eletrônicos, especialmente no que se refere a movimentações de peças e montagem de produtos. O sistema pode ser configurado para:

  • cortar;
  • prender;
  • encaixar;
  • fechar;
  • grampear;
  • parafusar.

As possibilidades são inúmeras. A automação pneumática na indústria eletrônica é muito utilizada em dispositivos de fixação. Na linha de produção, placas e equipamentos eletrônicos  podem ser facilmente montados conforme movimentos pré-configurados no sistema.

Na linha de montagem, os profissionais também podem utilizar parafusadeiras, furadeiras, grampeadores, furadeiras, entre outros equipamentos pneumáticos.

Quais as vantagens da automação pneumática na indústria eletrônica?

A indústria eletrônica necessita de um alto nível de precisão e qualidade nos processos de fabricação. Por esse e outros motivos, a automação pneumática gera resultados muito satisfatórios para o negócio.

Facilidade de implementação e manutenção

Os componentes pneumáticos podem ser facilmente implementados na fábrica,com um custo de investimento relativamente baixo. Além disso, na indústria de eletroeletrônicos, as mudanças ocorrem muito rapidamente. E os sistemas de automação pneumática são bastante flexíveis, permitindo ajustes de modo fácil e ágil.

Maior segurança e confiabilidade

Seja para aplicações mais robustas, seja para atividades que exigem maior precisão, a automação pneumática é muito recomendada. Ao lidar com peças tão sensíveis, como componentes eletrônicos, é necessário adotar um tipo de automação que garanta confiabilidade ao sistema. Esse é o caso da pneumática, que mantém processos seguros, com nível de força precisamente calculado para cada ação.

Mais economia

Além da menor necessidade de manutenção, devido aos seus componentes resistentes, a automação pneumática também usa uma fonte de energia amplamente disponível — o ar, que está abundantemente presente na atmosfera.

A automação pneumática na indústria pneumática é uma tecnologia que gera muitas vantagens, sem dúvida. É flexível e pode ser adotada em um infinidade de processos. Dessa forma, pode garantir a economia e a precisão que o setor precisa.

Agora que você entendeu mais sobre as aplicações e vantagens do sistema, baixe gratuitamente nosso catálogo de automação e conheça nossas ferramentas e acessórios.

2021-10-05T14:53:05-03:006 de setembro de 2021|Automação Pneumática|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo