Conheça os benefícios das Ferramentas Pneumáticas no segmento automotivo

Conheça os benefícios das Ferramentas Pneumáticas no segmento automotivo

O setor automotivo é muito beneficiado pelas diversas características vantajosas das ferramentas pneumáticas. Conheça alguns desses ganhos!

O setor automotivo representa 5% do PIB do país e cerca de 20% da toda a indústria de transformação. São mais de 500 mil pessoas empregadas direta ou indiretamente. Esse setor é composto por segmentos de veículos leves e pesados, além da rede de autopeças. É totalmente dependente de tecnologia para agilizar e otimizar a produção. Nesse contexto, as ferramentas pneumáticas cumprem um papel fundamental para a indústria e o setor de serviços.

Esses instrumentos trazem muitos benefícios práticos e estratégicos ao setor, impulsionando os resultados nas diversas tarefas operacionais. Entenda melhor essas vantagens!

As ferramentas pneumáticas no segmento automotivo

As ferramentas pneumáticas são encontradas em diferentes atividades dentro do setor automotivo, desde as montadoras até as oficinas mecânicas.  São chaves de impacto, chaves catracas, pistolas de pintura, lixadeiras e muitas outras ferramentas que garantem maior produtividade no trabalho.

A pneumática é uma das principais tecnologias na automação das montadoras. Usando esse tipo de energia, robôs são capazes de prender, montar, empilhar, soldar, entre muitas outras tarefas. Fazem tudo isso com bastante precisão e agilidade.

Em oficinas mecânicas, diferentes ferramentas são muito comuns, como chaves de impacto para apertar e soltar porcas, retíficas, lixadeiras, pistolas de pinturas, entre outras.

As vantagens da tecnologia para o setor

Além do aumento da produtividade, também é possível garantir outras vantagens com as ferramentas pneumáticas no setor automotivo.

Confiabilidade

Uma das grandes vantagens das ferramentas pneumáticas é sua confiabilidade operacional. Elas funcionam sob grandes variações de temperatura, temperaturas extremas e até em ambiente úmido, além de conseguirem trabalhar em ciclo contínuo.

Isso é possível porque usa um tipo de energia que gera pouco calor, além de não utilizar eletricidade, anulando riscos de curto. Essa confiabilidade garante também que elas apresentem pouco desgaste, mantendo longa vida útil do equipamento e baixa taxa de falhas.

Segurança no trabalho

A construção das ferramentas pneumáticas permite o uso em ambiente onde há risco de incêndios, acidentes ou explosões. Sua vedação permite que possam ser usados até embaixo d’água. Além disso, essas ferramentas podem sofrer sobrecarga, seja que ocorra algum dano, pois têm proteção.

É claro que, apesar de as ferramentas pneumáticas fornecerem mais segurança aos operadores, ainda assim é preciso garantir que eles usem EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Alto desempenho e durabilidade

Em virtude da segurança e resistência, às ferramentas pneumáticas conseguem trabalhar por muito mais tempo do que os modelos elétricos. Não é preciso fazer pausas para que o equipamento “descanse”, algo comum entre os motores elétricos. Assim, eles podem ficar ativos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Simplicidade e ergonomia

Mesmo com tanta resistência, potência e desempenho, as ferramentas pneumáticas apresentam uma estrutura muito mais simples. Seus componentes geralmente são menores, mais leves e mais robustos. Isso permite também que sua ergonomia seja muito melhor, facilitando o manuseio e fornecendo mais conforto ao trabalhador.

As ferramentas pneumáticas cumprem um papel essencial no setor automotivo. Os diferentes tipos podem se encaixar em várias tarefas feitas na indústria e em oficinas. Dessa forma, em diversos sentidos, apresentam características superiores a dos modelos elétricos.

Quer saber mais? Então, confira nosso catálogo de ferramentas pneumáticas e conheça os equipamentos que poderão elevar a produtividade do seu negócio!

2021-05-31T09:35:26-03:0010 de maio de 2021|Ferramentas Pneumáticas|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo