Dicas valiosas de componentes de automação pneumática para sua linha de montagem

Dicas valiosas de componentes de automação pneumática para sua linha de montagem

A eficiência de qualquer linha de montagem está ligada às boas práticas de manutenção de componentes, e com a automação pneumática não é diferente. O sistema exige que o ar comprimido seja tratado adequadamente antes de chegar ao sem objetivo final. Sem esse cuidado, a produtividade e a economia dos processos ficam altamente comprometidas.

Por isso, neste artigo, vamos compartilhar dicas que são essenciais para a conservação de componentes pneumáticos, apresentando as ações preventivas necessárias de três principais: filtro de ar, lubrificador e regulador de pressão.

Filtro de ar

O filtro de ar é responsável por refinar parte da água e eliminar impurezas e outras substâncias que vêm do processo de compressão do ar. Uma delas é a própria água, presente na atmosfera em forma de vapor, que pode causar ferrugem, promover o depósito de impurezas nos componentes e danificar cilindros e válvulas. Podemos falar ainda de poeira, microrganismos e outros tipos de vapores. Assim, tome os seguintes cuidados:

  • pelo menos uma vez ao mês, retire o filtro para limpá-lo;
  • se o equipamento for de uso contínuo, essa limpeza pode ser feita semanalmente;
  • esvazie o líquido que se condensa no depósito do filtro, assim como o reservatório do compressor.

Lubrificador

A lubrificação do equipamento é fundamental para evitar desgastes em peças de vedações e outros elementos móveis. Sem esse cuidado, é possível que o sistema apresente vazamentos de ar, que reduzem a força e a confiabilidade dos equipamentos e se tornam uma fonte de desperdício de energia.

Alguns cuidados na lubrificação incluem:

  • regular o volume de óleo conforme a vazão do sistema — normalmente entre 4 a 5 gotas por minuto. Tudo depende da quantidade de válvulas e cilindros que o equipamento possui;
  • avaliar com frequência o nível do reservatório do lubrificador;
  • verificar possíveis infiltrações de óleo no compressor.

Regulador de pressão

O regulador cumpre o papel de garantir uma pressão constante no sistema pneumático. Isso é necessário porque o ar comprimido sofre variações, e o regulador evita sobrepressão, que danifica componentes do sistema.

Por isso, é muito importante calibrar os manômetros do regulador com frequência. O ideal é que as faixas de trabalho dos elementos pneumáticos fiquem entre 6 e 7 bar.

Adicionalmente é muito importante realizar uma limpeza semanal em todo o equipamento para retirar os resíduos que se depositam na carcaça, que podem comprometer o funcionamento do sistema, sobretudo do que se refere a dispersão do calor.

Com esses cuidados na manutenção de equipamentos será possível assegurar a eficiência operacional de todo o sistema.

Para garantir uma rede de ar limpa e livre de impurezas torna-se necessário uma linha de ar bem tratada. Substâncias como a água só são eliminadas totalmente com secadores de adsorção e de refrigeração. O filtro não consegue eliminar totalmente a água do sistema. Por isto a Puma Brasil tem uma linha completa de equipamentos pneumáticos para garantia máxima qualidade em sua aplicação industrial.

Gostou das dicas de automação pneumática? Então, assine nosso newsletter e receba mais conteúdos em sua caixa de entrada!

2020-07-01T17:10:09-03:0023 de junho de 2020|Automação Pneumática|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo