O que são e como escolher compressores odontológicos

O que são e como escolher compressores odontológicos

Procurando compressores odontológicos? Entenda as especificações e como escolher o produto ideal para o consultório!

Os compressores odontológicos são equipamentos que fornecem ar comprimido para diferentes ferramentas dentro do consultório, como o sugador, o jato da profilaxia e o micromotor do tipo turbina, de alta rotação. Assim, percebemos como a pneumática é fundamental para o trabalho do dentista.

Como o compressor se trata de um equipamento tão importante, é fundamental saber como escolher o modelo ideal para as necessidades desse profissional. É isso que veremos neste artigo!

As especificações dos compressores odontológicos

O compressor odontológico fornece ar comprimido para diversos aparelhos dentro do consultório. Eles são normalmente elétricos, e as especificações, como tamanho e potência, vão depender das necessidades do consultório.

Mas um dos aspectos importantes a considerar é que esses compressores precisam de cuidados muito especiais, uma vez que são utilizados para fins clínicos.

Por exemplo, compressores com óleo devem ser evitados, uma vez que são suscetíveis à contaminação no processo de compressão do ar. No que se refere à instalação, precisa-se dar atenção ao local. Também não devem ser alocados dentro do consultório, uma vez que geram calor.

É preciso usar uma tubulação especial e bem planejada a partir de uma central, montando assim uma rede de distribuição para os terminais que necessitam do ar.

A escolha do modelo ideal

Na hora da escolha do compressor odontológico, é preciso levar em conta a realidade clínica. Por exemplo:

  • Quantos são e qual é a demanda de ar das ferramentas que serão alimentadas pelo compressor?
  • Quantos consultórios serão atendidos?
  • Qual o espaço disponível para a instalação?
  • Há planos para uma futura expansão do consultório?
  • Qual o orçamento disponível para compra?

Com base nessas perguntas, será possível dimensionar o produto necessário para a clínica. Por exemplo, o consumo de ar é um dos itens mais importantes. Para isso, é preciso saber qual a demanda de cada equipamento – o que é possível identificar por meio do manual.

É verdade que nem todos serão utilizados ao mesmo tempo. Em uma consulta, por exemplo, é comum que se use um sugador e um micromotor em simultâneo, que consomem cerca de 40L/Min e 65L/Min, respectivamente.

No entanto, é preciso levar em conta também a cadeira e avaliar se outros equipamentos poderão estar simultaneamente ligados, especialmente se o sistema de distribuição de ar atender dois ou mais consultórios.

No caso dos consumos citados (40L/Min + 60L/Min), teríamos uma necessidade básica de 100L/Min. Assim, o ideal seria ter o dobro à disposição, ou seja, 200L/Min. E também considerar o número de consultórios de atendimento. Com base nesse dimensionamento, por fim, considere os custos e o nível de ruído. Assim, será possível determinar os melhores compressores odontológicos para o seu caso.

A Puma do Brasil é referência em equipamentos pneumáticos do país e fornece o PB 240/60, um compressor odontológico isento de óleo. O produto fornece um deslocamento nominal de 240L/Min e atende às necessidades da maior parte dos consultórios. Acesse a página do produto e conheça suas especificações!

Quer conhecer mais sobre compressores? Então, confira nosso catálogo de compressores e saiba quais usar!

2021-04-06T14:07:02-03:0029 de março de 2021|Compressores|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo