A importância dos filtros no tratamento do ar comprimido

A importância dos filtros no tratamento do ar comprimido

O uso do filtro regulador e lubrificador melhora o desempenho dos equipamentos pneumáticos. Mas você sabe por quê? Confira!

O filtro regulador e lubrificador — também conhecido como lubrifil, filtro de regulação de ar, conjunto de Ar, unidade de conservação, filtro de pressão de ar ou filtro de lubrificação de ar — é um equipamento indispensável para garantir a qualidade do sistema pneumático e a durabilidade dos equipamentos.

Neste artigo, você vai entender melhor qual a função do filtro, seu funcionamento e importância dentro de um sistema de ar comprimido.

O que é um filtro regulador lubrificador?

Um filtro regulador e lubrificador de ar é um conjunto também chamado de unidade de preparação de ar usado para tratar o ar comprimido antes de ser direcionado a alguma aplicação. Sua função básica é aumentar a qualidade do ar por eliminar impurezas e outras partículas presentes nele que poderiam gerar danos ao sistema.

Outro trabalho importante que ele faz é retirar parcialmente a umidade do ar. Sabemos que a compressão do ar pode gerar água da umidade presente na atmosfera. O filtro regulador consegue separar parcialmente a água do ar .

Além de sua função filtrante, ele também regula a pressão do ar que passa por ele. Assim, ele pode adequar o fluxo de ar que passa conforme as necessidades do equipamento ou sistema pneumático. Ele já vem com um manômetro acoplado por meio do qual é possível monitorar a pressão.

Junto ao equipamento principal, existe uma unidade de lubrificação. Ela insere uma névoa de óleo especifico que lubrifica o sistema — um processo importante para algumas ferramentas pneumáticas.

Como funciona?

O lubrifil normalmente utiliza um sistema de filtragem por meio de um mecanismo defletor. Em movimento de rotação, o ar é separado de partículas mais pesadas. Antes de sair, porém, o ar passa por um elemento filtrante para reter as partículas sólidas que restaram.

Na unidade lubrificante, ou lubrificador, o ar entre pelo lado esquerdo, pressurizando o corpo com lubrificante. Como a pressão do ar na saída é menor, a queda de pressão suga o lubrificante, que passa por uma válvula para dosar o volume de óleo inserido.

Qual a sua importância no tratamento do ar comprimido?

Como vimos, o principal objetivo do filtro regulador lubrificador é retirar parcialmente a água, partículas sólidas e sujeiras presentes no ar. Caso esses elementos entrem no sistema pneumático, diversos problemas podem surgir. Além de aumentar o custo da manutenção, diminui a eficiência do sistema e reduz a durabilidade dos equipamentos.

A água, por exemplo, gera oxidação em todo o sistema por onde o ar comprimido é transportado e quando se mistura com o óleo, ocasiona danos no sistema pneumático.  Além de reter partículas indesejadas, o conjunto lubrifica e regula  a pressão do ar no sistema. Embora não seja o caso de todos, em muitos sistemas, existem buchas e rolamentos que precisam de lubrificação para aumentar a vida útil dos componentes. Há também peças móveis que necessitam dessa névoa de óleo para reduzir o atrito e evitar o desgaste.

O uso do filtro regulador e lubrificador auxilia no melhor desempenho dos equipamentos pneumáticos e contribui para o aumento da vida útil de todo o sistema. Por isso, são indispensáveis para reduzir custos com manutenção e atingir o máximo do potencial das ferramentas.

Quer conhecer nossos produtos? Baixe gratuitamente o catálogo de automação pneumática e saiba mais!

2021-11-01T14:48:07-03:007 de outubro de 2021|Automação Pneumática|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo