Como os equipamentos pneumáticos auxiliam na engenharia de produção?

Como os equipamentos pneumáticos auxiliam na engenharia de produção?

A engenharia de produção é uma área essencial para a otimização do processo produtivo de diferentes indústrias. Entenda como as ferramentas pneumáticas e componentes pneumáticos podem contribuir.

A engenharia é uma área de conhecimento que pode ser subdividida em diversos segmentos de atuação, e a engenharia de produção é uma das mais importantes do mercado.  Essa área conta com tecnologias avançadas para garantir a segurança e a produtividade dos processos, e as ferramentas pneumáticas entram nesse rol de instrumentos necessários.

Deseja entender mais sobre as vantagens que a pneumática pode fornecer para o mercado de engenharia de produção. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a engenharia de produção e em que áreas atua?

O engenheiro de produção tem uma atuação bastante diversificada, gerenciando processos produtivos de diferentes indústrias. Normalmente, trabalha em fábricas buscando maneiras de otimizar a produção, reduzindo custos e aprimorando sistemas e procedimentos de segurança. As possibilidades são inúmeras, tais como indústria automobilística, de alimentos, farmacêutica, de mineração e muitas outras.

No entanto, a atuação da engenharia de produção não se restringe às fábricas. Outra possibilidade é o agronegócio, contribuindo para a otimização dos processos de produção nas fazendas.

Que vantagens as ferramentas pneumáticas trazem para a engenharia de produção?

Como vimos, o profissional dessa área atua diretamente em processos fabris e é responsável pela qualidade, produtividade e segurança dos processos. Por isso, precisa contar com ferramentas e tecnologias confiáveis e eficientes.

Nesse contexto, a pneumática participa com uma grande contribuição por meio de instrumentos avançados que funcionam nas muitas operações da indústria. Entenda melhor algumas dessas vantagens.

Agilidade em processos logísticos

A pneumática é utilizada na indústria em diversas tarefas, tanto sensíveis quanto pesadas, que envolvem a movimentação de peças e outros materiais. Entre eles:

  • elevadores;
  • automação em sistema de abertura de portas na indústria;
  • sistema de movimentação de materiais;
  • transportadores de rolos e de correia.

Maior produtividade por meio da automação pneumática

Uma das principais aplicações da pneumática no setor industrial é a automação de processos. O ar comprimido é utilizado para transmitir força em movimento linear, como é o caso do movimento de sistema mecânicas em roldanas, esteiras e correntes.

Em comparação com sistemas elétricos e hidráulicos, os sistemas pneumáticos apresentam maior facilidade de manutenção, bem como um custo de investimento inicial menor.

Além disso, os controles e a estrutura dos sistemas pneumáticos são mais simples. Com instrumentos básicos como válvulas, reguladores e acessórios já são suficientes para configurar velocidade, direção e força.

Redução de custos

Os componentes pneumáticos apresentam uma vantagem importante para a engenharia de produção: os baixos custos de manutenção. Por ser um sistema simples e bastante resistente, as operações de manutenção são menos recorrentes e a reposição de peças, quando necessárias, são também mais baratas.

Mais segurança

As ferramentas pneumáticas são muito resistentes. Aguentam uma jornada de trabalho mais puxada sem sofrer danos. Além disso, não há riscos de explosões. Por isso, são ideais para o uso em locais onde há mais chances de incêndio. Também podem ser usadas em baixas ou altas temperaturas, ou ainda em outras condições adversas.

Mais produtividade

As ferramentas pneumáticas são portáteis. Assim, não ficam restritas a apenas um dos ambientes da fábrica. Sem falar que podem operar por longos períodos, aumentando a disponibilidade do ativo para as operações. Com isso, o engenheiro de produção tem maior liberdade no planejamento do trabalho.

Sustentabilidade

A força motriz da pneumática funciona a partir de uma matéria-prima altamente disponível: o ar. Além disso, tanto compressores quanto às ferramentas pneumáticas são muito robustas, dispensando substituições durante muitos e muitos anos.

A pneumática proporciona para a engenharia de produção um leque de soluções muito seguras, econômicas e eficientes. É sem dúvida uma aliada no chão de fábrica capaz de gerar resultados significativos na produtividade dos processos de produção.

Quer saber mais sobre essas ferramentas? Então, baixe gratuitamente nosso catálogo de ferramentas pneumáticas para conhecer nossas soluções.

2022-07-11T10:50:38-03:0013 de junho de 2022|Automação Pneumática, Ferramentas Pneumáticas|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo