Conheça as principais diferenças entre os tipos de compressores de ar, suas funções e aplicações

Conheça as principais diferenças entre os tipos de compressores de ar, suas funções e aplicações

Você conhece os diferentes tipos de compressores de ar? Os mais comumente empregados são os compressores alternativos, rotativos e centrífugos. Entenda como funcionam!

Os compressores de ar são o coração de qualquer mecanismo pneumático. Dessa forma, eles são indispensáveis para diversos segmentos; produção industrial, alimentícia e hospitalar. Mas você sabia que existem diferentes tipos de compressores de ar?

Neste artigo você vai entender melhor o que são essas máquinas, como funcionam e qual a diferença entre as versões disponíveis no mercado!

O que são compressores de ar ?

O compressor é um equipamento com motores elétricos ou a combustão. Aspira o ar ambiente, comprime e armazena em um reservatório (opcional, mas indispensável). A faixa de pressão varia de acordo com as necessidades e do tipo de equipamento empregado.

Eles são utilizados em variadas tarefas, são versáteis para atividades industriais, profissionais e até mesmo domésticas. Por exemplo, podem ser utilizados em ferramentas pneumáticas, sistemas de automação industrial, clínicas e hospitais.

É fundamental conhecer os diferentes tipos de equipamento para selecionar o mais adequado para sua empresa.

Quais são os principais tipos de compressores de ar?

As classificações desse tipo de equipamentos variam. De forma geral, dentro da indústria, os compressores podem ser classificados em três grandes grupos, conforme o funcionamento: alternativo e rotativo e centrífugo.

Compressores Alternativos

Esses compressores comprimem ar através do movimento de subida e descida do pistão dentro do cilindro. Quando o pistão desce o ar ambiente é aspirado, quando o pistão sobe o ar é comprimido e forçado contra a saída pela placa de válvula do compressor.

Compressores Rotativos

Esses compressores comprimem ar através do movimento rotativo de dois parafusos em formato espiral um contra o outro (macho e fêmea).  O movimento faz com que o ar seja aspirado pela admissão, comprimido em meios aos para fusos e empurrado para descarga do compressor

Compressores Centrífugos

Esses compressores comprimem ar através do movimento de um rotor com ângulo em relação às pás do difusor. Criando um movimento centrifugo. O ambiente é aspirado e comprimido, posteriormente empurrado para a saída.    

Como escolher o compressor adequado?

Para escolher o melhor compressor para sua aplicação é necessário levar em consideração o consumo existente, ou seja, a necessidade de acordo com a sua aplicação. Devemos considerar a produção efetiva (real) de cada tipo de compressor, além disso, é necessário considerar em contrapartida os custos com manutenção e energia elétrica. 

Para isso você pode contar com nosso time de especialistas para dimensionar o tipo de compressor adequado, faixa de potencia e pressão. Seguindo essas especificações você torna seu negocio mais seguro e sustentável.  

Falando em escolher um compressor de ar, confira nosso catálogo e conheça os modelos mais eficientes da indústria!

2020-09-09T15:30:39-03:0031 de agosto de 2020|Compressores|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Um comentário

  1. Carlos 5 de novembro de 2021 at 12:10- Responder

    Gostei muito do seu conteúdo sobre Compressores Industriais

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo