Conheça os mitos e verdades sobre ferramentas pneumáticas

Conheça os mitos e verdades sobre ferramentas pneumáticas

Quais são os principais mitos e verdades sobre as ferramentas pneumáticas? Entenda melhor as principais questões sobre esses equipamentos.

As ferramentas pneumáticas utilizam o ar comprimido como fonte de energia para o funcionamento do equipamento. Eles apresentam muitas vantagens, como baixo custo e durabilidade. Mas, ao analisar a compra de um desses equipamentos, é natural que você se depare com muitos mitos e verdades.

Pensando nisso, reunimos algumas dessas principais informações sobre as ferramentas pneumáticas para explicar de forma clara o que é certo e errado.

As ferramentas pneumáticas podem funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana

Verdade. As ferramentas pneumáticas, se estivem lubrificadas e com boas condições de conservação, podem funcionar ininterruptamente. Isso ocorre porque não existe corrente elétrica ou motor em operação em seu interior. Com isso, não geram calor, e seu funcionamento contínuo não vai resultar em superaquecimento da máquina.

São difíceis de usar

Mito. Muito pelo contrário, seu uso é bastante prático. Em vez de um fio elétrico, ela é conectada a um compressor por uma mangueira. Além disso, por terem componentes simples, são fáceis de manusear e, mesmo em tamanho menor, podem apresentar mais torque e potência, facilitando ainda mais o trabalho.

São de baixo custo

Verdade. Muitos podem acreditar que as ferramentas pneumáticas são mais caras, dada sua robustez e durabilidade. Mas o valor desses equipamentos, em média, não é superior aos modelos elétricos.

Outro aspecto que aumenta a economia é a baixa manutenção e a longa vida útil. Como possui menos elementos móveis, a necessidade de substituição de peças e reparos é menor, o que torna o investimento muito mais vantajoso.

São mais resistentes que os modelos elétricos

Verdade. E são diversos os motivos. Em primeiro lugar, alguns fatores ambientais podem reduzir a durabilidade dos equipamentos, como poeira e substâncias químicas. Assim, o trabalho em locais que por natureza já apresenta uma atmosfera mais agressiva, como estaleiros e metalúrgica, já reduz a vida útil dos equipamentos e exige cuidados adicionais.

As ferramentas pneumáticas, porém, são muito mais resistentes a tais ambientes hostis, além de ainda conseguir permanecer funcionando em ciclo contínuo.

Podem ser usadas em ambientes submersos

Verdade. Como não há componentes elétricos, as ferramentas pneumáticas podem ser utilizadas debaixo d’água, apesar de não necessariamente terem sido fabricadas para isso. Por isso, sempre considere o que diz o manual de cada fabricante.

Mas é importante dar atenção a alguns cuidados. Para proteger seus componentes internos, certifique-se de lubrificar a ferramenta antes de usá-la. E após o uso, imediatamente desmonte-a e escoa toda a água para secá-la e, então, lubrificá-la novamente.

São mais robustas, por isso, mais pesadas e difíceis de manusear

Mito. Na verdade, é exatamente o contrário. É possível encontrar ferramentas pneumáticas em modelos menores e mais potentes que os modelos elétricos. Por esse motivo, essas ferramentas são ideais para trabalhos mais pesados e de longa duração, contribuindo para o conforto do operador.

Sempre precisam de um compressor

Verdade. As ferramentas pneumáticas necessitam de um compressor de ar para funcionar, pois é esse o equipamento responsável por gerar a forma motriz. No entanto, vale ressaltar que um único compressor pode alimentar diversas ferramentas ao mesmo tempo. Por isso, é necessário dimensionar esse equipamento conforme a demanda local.

Esperamos que este texto tenha sanado suas principais dúvidas e esclarecido os mitos e verdades mais usuais que circulam sobre as ferramentas pneumáticas. Como você pode perceber, esses equipamentos apresentam vantagens bastante atraentes.

Quer saber mais? Então, baixe gratuitamente nosso catálogo de ferramentas pneumáticas e confira nossos produtos!

2022-12-19T10:34:32-03:0012 de dezembro de 2022|Ferramentas Pneumáticas|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo