Tudo o que precisa saber sobre compressores parafuso

Tudo o que precisa saber sobre compressores parafuso

Conhece os compressores parafuso? Entenda tudo sobre esses equipamentos, suas vantagens e aplicações!

Os compressores são equipamentos que cumprem a função de comprimir gases. Quando falamos em compressores parafuso, referimo-nos a uma ferramenta potente capaz de comprimir um grande volume de ar. Por esse motivo, eles têm sido cada vez mais utilizados especialmente na indústria.

Neste artigo, você vai entender melhor o que são só compressores parafuso, como funcionam e quais são as suas principais aplicações. Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

O que são compressores parafuso?

O compressor parafuso é acionado através de um motor, que move um par de parafusos encaixados, eles são responsáveis por gerar a compressão do ar e promover um deslocamento positivo do ar aspirado pelo sistema de parafusos.

Como funcionam?

Os compressores parafuso são equipamentos movidos a diesel ou eletricidade que movimentam dois parafusos, também chamados de rotores. Esses componentes giram em paralelo, porém, em sentido oposto. Os dois parafusos se encaixam um no outro (macho e fêmea). À medida que giram, “empurram” o ar, comprimindo e direcionado para a área de compressão.

A eficiência do equipamento está diretamente ligada a folgas na montagem dos dois parafusos, e entre os rotores e a cama onde fica armazenado o ar comprimido. Se houver espaços, menos pressão ele vai gerar, ou seja, mais energia vai gastar de forma desnecessária.

Esses equipamentos podem funcionar com velocidade bem alta, combinando uma alta taxa de fluxo. Por isso, são muito úteis em operações mais robustas, especialmente nas indústrias.

Quais as vantagens desse equipamento?

Quando comparados a outros modelos de pistão e de diafragma, os compressores parafuso são imbatíveis. Entre os pontos de destaque, estão:

  • melhor custo-benefício, pois chegam a ser 40% mais econômicos se comparados ao do tipo pistão;
  • menor consumo energético;
  • menor custo de manutenção;
  • menos troca de óleo;
  • menor nível de vibração;
  • menos nível de emissão de ruído.

Quais os tipos encontrados no mercado?

No mercado, é possível o produto em duas velocidades.:

  • compressores parafuso de velocidade fixa: com potência que varia de 5 hp a 40 hp, é recomendado para operações de menor porte. Ele pode funcionar 24 horas contínuas sem perda de eficiência. Além disso, são compactos e podem ser instalados em áreas mais apertadas;
  • compressores parafuso de velocidade variável: esse modelo pode gerar, tratar e armazenar o ar no mesmo equipamento. A potência vai até 250 hp e pode ser controlada por meio de um inversor de frequência. Assim, dá para controlar a velocidade de forma variável ao longo da operação. Com alta potência, é indicado para indústrias.

Quais as principais aplicações?

Devido à sua alta potência e baixo custo de manutenção, ele tem sido muito usado em operações industriais que necessitam de ar comprimido de forma ininterrupta durante 8, 16 ou 24 horas/dia, tais com indústria metal-mecânica, automotiva, indústria de polímeros, alimentícia, química, farmacêutica e até mesmo no agronegócio.

Os compressores parafuso são realmente muito relevantes na indústria, sendo a primeira opção em muitas situações para garantir o melhor custo-benefício. É um investimento de longo prazo bastante duradouro.

Que tal conhecer mais sobre nossos compressores? Baixe gratuitamente nosso catálogo e conheça as especificações dos nossos produtos.

2021-12-13T14:15:51-03:0020 de novembro de 2021|Compressores|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo