Tendências do mercado pneumático para 2022

Tendências do mercado pneumático para 2022

O que o futuro reserva para o segmento pneumático. Confira nossa lista com as tendências do mercado pneumático.

A indústria de produtos pneumáticos é ampla e bastante consistente. Com soluções que garantem mais produtividade e segurança nas operações, a busca por ferramentas e sistemas pneumáticos aumenta, especialmente em um cenário em que as empresas precisam reduzir seus custos com manutenção e aprimorar a qualidade de seus processos.

Neste artigo, reunimos algumas tendências do mercado pneumático para mostrar o que esperar para o futuro do setor.

Estreitamento da relação entre Pneumática e IoT

O sistema pneumático é simples, porém, muito versátil e eficiente. A mecânica de usar gás ou ar sob pressão em tubos para gerar energia para a indústria cumpre seu papel com segurança, baixo custo e um alto padrão de qualidade. Parece não ser possível evoluir muito do sistema.

No entanto, a digitalização das fábricas e as ferramentas da Indústria 4.0 chegaram para trazer grandes revoluções nas operações da manufatura. A tendência é que a união entre pneumática e as tecnologias da Internet das Coisas (IoT) se tornem cada vez mais inseparáveis e aumentem ainda mais o leque de possibilidades e controle dos processos de produção.

A IoT consiste em dispositivos e sensores conectados às máquinas que podem compartilhar informações por meio da rede de internet. Assim, com cada componente do sistema conectado, é possível ter dados atualizados em tempo real sobre a produção e a condição dos equipamentos.

Surgimento de projetos pneumáticos preparados para IoT

A Internet das Coisas abre muitas oportunidades para tornar a automação pneumática ainda mais precisa e eficiente. Por isso, a tendência é que surjam projetos pneumáticos preparados para funcionar dentro de uma infraestrutura digitalizada, ou seja, da Indústria 4.0.

É verdade que o mercado de fabricantes de componentes pneumáticos têm demorado a atender essa demanda por conectividade. Mas muitas organizações já estão focadas em tornar seus dispositivos inteligentes, de modo que possam se comunicar com o restante da rede. Por exemplo, sensores e válvulas conectadas podem ser acionadas remotamente, ao mesmo tempo em que compartilham dados sobre as operações.

Ampliação de usos em mais indústrias

Durante um tempo, os equipamentos elétricos ganharam destaque na indústria e muitos passaram a temer que esses pudessem substituir modelos pneumáticos.

No entanto, o setor se reinventou e equipamentos e componentes pneumáticos passaram a ser adotados em diferentes indústrias, desde o setor alimentício e eletrônico até a indústria de petróleo e gás. Essa ampliação tende a prosseguir.

Desenvolvimento de novos produtos

A evolução da engenharia pneumática não para. Ao passo que as necessidades das pessoas mudam, é preciso criar projetos que possam dar conta dessa demanda.

Por isso, há engenheiros de produtos na indústria dedicados ao desenvolvimento de componentes que possam resolver problemas, trazer maior eficiência aos sistemas e reduzir custos de produção e manutenção.

Esses produtos criados e aprimorados incluem filtros e reguladores de ar, válvulas, cilindros pneumáticos,  atuadores pneumáticos e outros acessórios.

Com a crise econômica provocada pelas restrições decorrentes da pandemia, as tendências do mercado pneumático evidenciam que o setor encontra brechas para continuar se desenvolvendo, com princípios pautados na confiabilidade, eficiência e baixo custo dos sistemas.

Quer saber mais sobre os equipamentos que podem contribuir para a produtividade das suas operações. Então, baixe gratuitamente nosso catálogo de ferramentas pneumáticas.

2022-02-04T09:55:28-03:0027 de janeiro de 2022|Automação Pneumática|

Compartilhe. Escolha uma plataforma:

Deixar um comentário

Título

Ir ao Topo